A Volvo Trucks anunciou o início das vendas de seus caminhões elétricos Volvo FL e Volvo FE em alguns mercados da Europa, atendendo à demanda crescente por soluções em transportes sustentáveis em ambientes urbanos. O início da produção está agendado para março de 2020. As vendas iniciarão na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos.
A ausência de emissões e os reduzidos níveis de ruídos dos caminhões elétricos oferecem um imenso potencial em áreas urbanas. Os baixos níveis de ruído possibilitam a realização de entregas e coleta de resíduos à noite, ajudando a melhorar a logística de transportes e a diminuir o congestionamento nas horas de pico. Proporcionando uma melhor qualidade de ar e menos ruído, espera-se que caminhões elétricos criem novas oportunidades em planejamento urbano e de infraestrutura viária. Além disso, caminhões elétricos podem, por exemplo, ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental.
“A tendência global de urbanização requer urgência no desenvolvimento de uma logística urbana e também veículos sem emissões e com menos ruídos. Com o Volvo FL Elétrico e o Volvo FE Elétrico temos condições de atender tanto às exigentes demandas ambientais quanto os altos requisitos comerciais de nossos clientes”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de produtos de eletromobilidade da Volvo Trucks. Ele lembra que um dos desafios é maximizar a carga útil ao mesmo tempo em que se otimiza a autonomia do veículo.
Eficiente
“As soluções da Volvo Trucks serão baseadas em necessidades comerciais individuais, contemplando uma série de parâmetros, como ciclos de direção, capacidade de carga e análise de rotas para utilizar a carga da bateria da maneira mais eficiente”, observa Odermalm.
O Volvo FL Elétrico e Volvo FE Elétrico foram desenvolvidos em estreita colaboração com clientes que operam na cidade de Gotemburgo na Suécia, onde está a matriz do Grupo Volvo. “O feedback tem sido extremamente positivo e os motoristas estão impressionados pela performance do trem de força, a aceleração contínua e pelo silêncio dos veículos quando em operação”, destaca Odermalm.
Em desenvolvimento
“Estamos cientes que a infraestrutura de recarga ainda está em desenvolvimento na maioria das cidades. A Volvo trabalha em conjunto com autoridades públicas e parceiros privados em busca de expansão da infraestrutura de recarga a longo prazo. Está claro que o desenvolvimento da infraestrutura de recarga precisa ser mais rápido”, explica.
“Veículos elétricos, recarregados com energia de fontes renováveis são um passo importante em direção a uma operação de distribuição mais sustentável nas cidades. Mas não existirá uma única fonte de energia que consiga abranger as mudanças climáticas e todas as outras questões ambientais. Diferentes tipos de transportes necessitarão de tipos diferentes de soluções em trem de força”, conclui o executivo.
Dados sobre o Volvo FL Elétrico e Volvo FE Elétrico
· Os caminhões foram desenvolvidos para distribuição, coleta de resíduos e outras aplicações em transportes urbanos.
· As vendas iniciarão na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos.
· O início da produção na Europa está agendado para março de 2020.
· O Volvo FL Elétrico tem PBT (Peso Bruto Total) de 16 toneladas. O PBT do Volvo FE Elétrico é de 27 toneladas.