Volvo apresenta série especial do caminhão FH

Uma série especial, exclusiva e limitada do caminhão FH está sendo lançada para comemorar os 85 anos do Grupo Volvo. Batizada de Time Machine (Máquina do Tempo) a série de 85 veículos exclusivos celebra a mais de oito décadas de evolução dos caminhões da Volvo, os mais eficientes e seguros do mercado. O Time Machine pode ser vendido com as opções de motorização 460cv e 540cv, as mais procuradas pelos transportadores brasileiros.

Externamente, a série tem adesivos estilizados nas laterais, o emblema Time Machine, o letreiro superior da cabine Globetrotter com a assinatura Time Machine e defletores de sujeira. Internamente, os bancos são de couro e os descansos para braços são bordados, com detalhes em laranja. O banco do motorista tem memória para três posições, ajustes elétricos de distância, aquecimento e ventilação e ajuste pneumático e lombar. As portas são revestidas em couro e bordadas com as mesmas características dos adesivos externos. O volante é revestido em couro, com bordados em laranja, e a alça de acesso à cabine é revestida em couro laranja.

Ele vem equipado com a consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, com a qual o motorista não precisa se preocupar em trocar as marchas e o transportador consegue economizar em até 5% no consumo de combustível. Sem pedal de embreagem, a caixa de câmbio da Volvo facilita bastante o trabalho do motorista. No modo automático, basta acelerar e frear. No manual, um simples toque em um botão troca as marchas. Ele não precisa fazer nenhum esforço para trocar as marchas. O manuseio é extremamente fácil e um amplo e bem posicionado visor no painel mostra em que marcha o veículo está.

Segurança

A série especial vem também com equipamentos de segurança, uma área em que a Volvo é líder inconteste: o LKS (Lane Keeping System, ou monitoramento das faixas da rodovia), um dispositivo que alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção; o DAS, ou Detector de Nível de Atenção, acionado automaticamente quando o condutor apresenta um estilo de condução irregular, ziguezagueando o caminhão na pista, que é um comportamento característico de fadiga e sonolência ao dirigir; o LCS (Lane Change Support, ou sensor de ponto cego), um mecanismo com um radar que informa se há um objeto na lateral direita do caminhão, quando o veículo está trocando de faixa.

O Time Machine chega também com o VEB500 (Volvo Engine Brake, ou Freio Motor Volvo), com 500cv de potência, a maior do mercado. Este equipamento proporciona menor custo operacional, melhor dirigibilidade e mais segurança. Com potência de frenagem maior e freios mais eficientes, o motorista pode trafegar com mais segurança em velocidades médias maiores, mesmo em trechos com topografia em declives. Outra grande vantagem é que, poupando o freio de serviço, o VEB500 possibilita menor desgaste de lonas/pastilhas e tambores, e ainda contribui na economia de pneus e numa menor utilização do compressor de ar.

Outro dispositivo de segurança ativa presente é o farol de conversão. Ativado quando o farol está ligado e a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora, ele ilumina o lado para o qual o veículo fará a conversão. Na cor exclusiva Branco Time Machine, o veículo tem também airbag e freios ABS. Rádio com CD Player, MP3, Bluetooph, controles no volante e entrada USB, rodas de alumínio polida, tanques de alumínio D-Shape e de Arla de 60 litros, ar condicionado com controle de temperatura, geladeira, mesa e cofre são outros itens da série.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0