A Fiat Automóveis sempre deu show ao transformar versões básicas e até populares em modelos “esportivos”. Foi a primeira inclusive a ter uma versão turbo, o espetacular Uno Turbo. Depois vieram muitos outros, sempre bem sucedidos e que eram o sonho de quem, principalmente, tinha as versões mais simples. Depois da renovação de seu portfólio, a marca conta com outro “esportivo”: o Cronos HGT.
O modelo, que é muito bonito e atraente, só comete três “pecados”: o motor é o mesmo 1,8 litro dos irmãos, sem qualquer melhoria; a suspensão não tem qualquer preparação; e o acabamento interno não tem o apelo esportivo que era característico dos modelos esportivos.
Mas tem virtudes. E muitas. O modelo HGT é bem acabado, com bancos, volante e a manopla do câmbio com revestimentos em couro e alguns detalhes vermelhos. O sistema de conectividade é muito competente.
A versão HGT deixa o modelo com uma aparência maravilhosa e agressiva. Apesar de não ter nenhuma preparação, assim como os demais modelos da linha, tem boa estabilidade e os freios são competentes. Dirigir o Cronos HGT é muito agradável. Somente em velocidades mais elevadas, tem a tendência de sair de frente, mas a correção é fácil. E para ajudar, o modelo conta controle de tração e estabilidade. Nas rampas, entra em ação o assistente de partida, que não deixa o carro ir para trás.
Bem equipado, o modelo conta de série com ar-condicionado digital, bancos com revestimento exclusivo e vários detalhes pintados de preto, como por exemplo, as tampas dos retrovisores e o “aerofólio” da tampa do porta-malas. A grade é escura, o que confere uma cara esportiva ao modelo. As rodas são de liga leve de 17″.