“Andando de Carro” por Antônio Fraga

Líder de vendas no mercado nacional, a nova Sprinter chegará ao mercado brasileiro pouco mais de um ano após seu lançamento no mercado europeu. Novamente, a Mercedes-Benz traz para o segmento de veículos comerciais leves inovações tecnológicas de segurança ativa inéditas no Brasil, como, por exemplo, o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e o Assistente de Fadiga, além do Assistente de Subida em Rampa.

O design externo da Sprinter está mais moderno e suas linhas mais aerodinâmicas proporcionaram um melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível. Os novos faróis agregam valor estético e, agora numa posição mais elevada, oferecem mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos.

Com os faróis em posição elevada, o para-choque ganha uma aparência mais robusta, realçando a imagem de força e resistência para a severa operação diária no trânsito urbano.

A nova van dá também um salto de qualidade e eficiência na interação do motorista com o veículo. A grande novidade é a introdução do exclusivo sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres, entrada USB e câmera de ré na tela multimídia.

Seu cockpit é similar ao de um automóvel, com bom padrão de ergonomia e bem-estar a bordo. Nesse quesito, a marca inova com exclusivos recursos, como a direção elétrica e o Keyless Start, acionamento do motor sem o uso da chave. O volante também é semelhante ao de um carro de passeio, com design moderno e acabamento refinado, como, aliás, o de todo o painel e dos novos bancos, ainda mais confortáveis.

Com maiores potências, os motores vão de 143 cavalos até 163.

ESPETACULAR

Um dos sistemas de segurança de maior destaque é o Aba-Assistente Ativo de Frenagem, tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. À medida em que a van se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.

Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até a parada total, se necessário.

O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo assim um alto nível de segurança para o motorista, para a Sprinter, passageiros, carga, outros veículos da via e pedestres. Além de diminuir o risco de acidentes, o sistema aumenta a disponibilidade do veículo, otimizando a operação de transporte.

BRIGA BOA NOS SEDANS

 

Nos bons tempos das importações, o Kia Cerato com motor 1,6 litro chegou a ser um dos carros mais vendidos em sua categoria. Depois daquela “presepada” da ex-presidente Dilma Rousseff, que prejudicou todo o mercado de importados ao aumentar os impostos e diminuir as cotas de importação de uma hora para a outra, o modelo deixou de ser competitivo no mercado nacional. Agora, mais bonito e com diversas modificações, retorna ao mercado com motor de dois litros, 167 cavalos. Fabricado na planta de Pesquería, no México, o novo Kia Cerato 2.0 chega às concessionárias brasileiras no início de outubro, em duas versões: uma EX, por R$ 94.990,00, e uma SX, por R$ 104.990,00. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km.

Num rapidíssimo test drive, o modelo mostrou estar muito confortável e silencioso. A estabilidade também é boa, assim como os freios. Mas falta torque para fazer jus à aparência esportiva.

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NOVA BAVÁRIA

A BMW já está vendendo o novo 320i. Montado na fábrica do BMW Group, em Araquari (SC), é equipado com motor de dois litros, quatro cilindros turbo, desenvolve 184 cavalos de potência e torque de 300 Nm. O modelo é oferecido em três versões: 320i Sport, 320i Sport GP e 320i M Sport. Com tração traseira, o 320i tem transmissão automática de oito marchas. Segundo a montadora, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e a velocidade máxima é de 240 quilômetros por hora.

ENCONTRO DE MUSCLE CARS

Na próxima terça-feira, 01 de outubro, o Auto Show Collection, evento realizado há 17 anos no sambódromo do Anhembi, recebe a Noite Chrysler e Mopar, reunindo fãs dos muscle cars nacionais e importados.

O evento reunirá os modelos fabricados no Brasil de 1969 a 1981, quando a Chrysler lançou aqui o clássico Dart. O muscle car com V8 318 deu origem a vários modelos, como o Charger R/T, LeBaron, Magnum e uma versão sedã. Apesar da fama com os Dodges, a Chrysler chegou ao Brasil em 1967 ao assumir a produção dos modelos da linha Simca.

O evento também terá a presença dos clássicos Jeep e marcas do grupo Chrysler como DeSoto, Imperial e Plymouth. Um desfile irá marcar a trajetória dos modelos fabricados no Brasil e ícones como Plymouth Barracuda, Dodge Challenger 1971 e a Grand Cherokee.

O Auto Show Collection, sempre nas noites de terça, é o maior evento periódico de carros antigos, motos e veículos especiais do Brasil. Ao todo, neste ano, 13 eventos serão realizados no local, que conta com estacionamento, exposição de veículos no palco, desfile, banda ao vivo, praças de food truck e simuladores, entre outros.

BRUTO E VELOZ

Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500m e de 0 a 1.000m) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro) chega ao Brasil para participar da Fenatran.

Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, o Iron Knight foi construído pela Volvo para bater recordes. Na quebra do recorde mundial, o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 quilômetros por hora. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial do 0 a 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.

FEIRA DE PESADOS

o maior evento da América Latina de veículos pesados, a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), acontece em São Paulo de 14 a 19 de outubro.

LABORATÓRIO DO FUTURO

Laboratório de homologações sempre foi um gargalo da indústria automotiva brasileira. Grande parte das empresas optava por fazer as homologações fora do Brasil. Para agilizar e baratear as homologações, o Grupo Gandini inaugurou nesta semana o Gandini Centro Tecnológico. Localizado em Salto, interior de São Paulo, o novo laboratório de emissões veiculares é um dos poucos do Brasil capazes de oferecer pacote completo de homologação de veículos, sejam movidos à gasolina, álcool, flex, Diesel, GNC, híbridos ou elétricos, com tração 4×2 ou 4×4.

Resultado de um investimento na ordem de R$ 25 milhões, o Gandini Centro Tecnológico está pronto para oferecer o processo completo de homologação de veículos para montadoras, importadoras, sistemistas e fornecedores da indústria automotiva.

Em uma área total de 5.900 m2, sendo 2.400 m2 de área construída, as instalações incluem modernos laboratórios e uma ampla oficina. O GCT também possui estrutura completa para acompanhamento de ensaios, incluindo salas de reunião e áreas independentes para clientes, com estações de trabalho equipadas para garantir confidencialidade e máxima produtividade.

CAMPANHA DE VENDAS

A Honda Automóveis do Brasil lança campanha inédita de vendas do modelo WR-V, o SUV compacto da Honda, para aquisição do público PcD. Trata-se de um desconto especial que, somado à isenção de IPI, proporciona 18% de redução do preço nas versões EX e EXL.
Com a somatória de ambos os descontos, o modelo EX na cor sólida, por exemplo, poderá ser adquirido por R$ 68.326,54.


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