Após as chuvas, ficam os buracos e os riscos de danificar pneus e a suspensão

Após o verão, fica em evidência um problema agravado em época de fortes chuvas: a multiplicação de buracos nas ruas da cidade. E o risco de danificar os pneus ou os componentes da suspensão também cresce. A procura pela assistência técnica por problemas provocados por buracos aumentou cerca de 12% no período das chuvas de 2009.

Para enfrentar esse verdadeiro rali diário, a dica é dirigir com cautela e manter uma boa distância do carro da frente para poder enxergar as crateras com antecedência.

Porém, caso o motorista seja pego por uma dessas armadilhas cravadas no asfalto, a saída é procurar uma boa oficina, com profissionais preparados para atender prontamente os motoristas que tiverem o carro danificado com rasgos no pneu, rodas entortadas ou problemas na suspensão.

Os principais problemas causados por buracos não são provocados pelas grandes crateras e sim pelos pequenos buracos e desníveis no asfalto, aqueles que os motoristas enfrentam todo dia. Isso provoca, com o tempo, um desalinhamento do sistema de direção, que gera um desgaste de forma irregular e prematura dos pneus.

Para evitar esse problema, é importante fazer o alinhamento e balanceamento do automóvel a cada 10.000km ou assim que perceber sinais de instabilidade direcional (direção puxando).