Audi A8 L chega ao Brasil

Esportividade, tecnologia e alto nível de segurança e conforto: a Audi traz para o Brasil o novo Audi A8 L, modelo top de linha da família A8, movido por um potente motor 6.3 litros de 500 cavalos e 12 cilindros em W, com 13 centímetros a mais de comprimento do que a versão atualmente comercializada e repleto de tecnologia de assistência ao motorista.
O A8 L 6.3 W12 é o primeiro lançamento da Audi este ano no país. De janeiro a dezembro de 2012, incluindo este top de linha, a marca alemã pretende comercializar 20 novos produtos, ou seja, deverá apresentar em média um veículo a cada 15 dias. Entre os lançamentos mais recentes destaques para o A6 Avant e os esportivos TT RS Coupé e Roadster, em fevereiro, e o SUV Q3 em maio.


DESEMPENHO. O propulsor a gasolina do Audi A8 L 6.3W12, extremamente poderoso, é também leve e compacto. O arranjo em “W” é feito através de quatro fileiras de três cilindros cada, como dois blocos V6 juntos, com uma separação de 72º. A vantagem desse tipo de arranjo é o porte compacto do conjunto. O motor aspirado de 6.3 litros, com injeção direta, produz 625 Nm de torque máximo, disponível a 4.750 rpm, e 500 cv de potência a 6.200 rpm. Números que lhe conferem desempenho de superesportivo: esta versão da Audi faz de 0 km a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e tem velocidade máxima controlada em 250 km/h. O consumo médio é de 8 km/litro (combinado cidade/estrada) e a emissão de CO2 é de 290 g/km.
Equipado ainda com tração integral quattro e câmbio Tiptronic de 8 velocidades, com controle por meio de alavanca seletora ou shift-paddles no volante, o modelo tem alta performance e dirigibilidade superior. A tração quattro permanente de série tem um caráter marcadamente esportivo, alterando a distribuição entre os eixos conforme a necessidade.

MAIS ESPAÇO. A carroceria é em alumínio. Há mais de 15 anos a marca dos quatro anéis introduziu a tecnologia da Audi Space Frame (ASF) para a produção em série com a primeira geração do A8. Neste modelo, a carroceria é feita toda em alumínio e somente as colunas B em aço de ultraresistência. É aproximadamente 40% mais leve comparada a uma carroceria similar em aço e ainda impressiona pela alta rigidez, segurança e excelente conforto acústico e vibracional.
Os 13 centímetros a mais deixaram o sedã com 5,27 metros de comprimento e 3,12 metros de distância entre-eixos, garantindo ainda mais conforto para os ocupantes. A altura é de 1,47 metro, a largura 1,95 metro e a capacidade do porta-malas de 510 litros.
Tanto em comprimento como em largura o Audi A8 L supera seus concorrentes. Já em altura é mais “baixo” que seus rivais alemães, garantindo mais apelo dinâmico ao veículo. O acabamento das soleiras das portas é em aluminio e as rodas são de liga leve com 19 polegadas e pneus 255/45.
O veículo é equipado com faróis full LED, que possuem também a função de iluminação na neblina para qualquer tipo de condição climática. O alcance do facho de luz na neblina é de 60 metros- quatro vezes maior do que uma iluminação de nevoeiro convencional, além de utilizar menos energia.

EQUIPAMENTOS. O novo Audi A8 traz vários itens de segurança. Equipado com diversas tecnologias, o modelo vem com piloto automático adaptativo (Adaptative Cruise Control -ACC) com sistema Stop & Go: quando usado em tráfego intenso, é capaz de desacelerar o novo Audi A8 L e pará-lo completamente. Caso a parada seja breve, quando o veículo da frente se move, o carro volta a se mover também. Se o carro para por um período maior, o motorista com leve toque no acelerador ou na própria alavanca do ACC faz o carro se movimentar novamente até a velocidade de cruzeiro pré-estabelecida.
O sistema Audi Pre Sense Plus é um equipamento que proporciona maior segurança a todos os ocupantes do veículo por identificar uma possível situação de emergência, trabalhando  em estreita colaboração com uma série de outros sistemas para iniciar medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente.
Detectada uma situação de emergência, o sistema automaticamente aciona os freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar.
O Audi Pre Sense Plus, combinado com o ACC Stop&Go, pode evitar possíveis colisões com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h  ou  atenuar as consequências de tais acidentes.

ALERTAS. No caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão a ar adaptável tornam-se mais rígidos.
Se o motorista permanece passivo ao alerta, a ativação breve dos freios é realizada na segunda etapa e os cintos de segurança são levemente tensionados ao mesmo tempo. Se a pessoa ao volante pisa no pedal, neste ponto, o assistente de freio hidráulico aumenta o poder de frenagem adequada para a situação. Mas se o motorista ignora o aviso de “perigo”, o sistema inicia, com autonomia, frenagem parcial, para diminuir a velocidade do sedã – a uma taxa de de 5 m/ s ², desde que o carro da frente esteja em movimento.
Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio adaptativa é ativada e até os sensores de air bags são pré-preparados caso necessário. A última fase de frenagem autônoma ocorre cerca de meio segundo antes de uma colisão inevitável para reduzir as consequências do acidente para os passageiros.
É importante destacar que mesmo com o funcionamento automático do Audi Pre Sense Plus nas diversas situações, o controle do veículo fica sempre nas mãos do condutor.

VISÃO NOTURNA. Outra tecnologia voltada para a segurança dos ocupantes do carro e também de quem está nas ruas ou estradas é o assistente de visão noturna Audi Night Vision. Por meio de uma câmera térmica localizada no emblema frontal do carro, um computador transforma em dados as imagens capturadas pela câmera e exibe-as na tela do painel de instrumentos. A tecnologia de infravermelho capta até 300 metros diante do veículo, dependendo da velocidade.
O sistema reage ao calor emitido por pessoas e animais, que ficam brilhantes na tela. Objetos também podem ser detectados, com menos nitidez por não emitirem calor. O detector de imagem visa especificamente os contornos humanos: a marcação amarela no visor indica pessoas detectadas.
Se a imagem fica vermelha existem riscos e um aviso sonoro toca. O veículo conta ainda com sistema de auxílio às manobras de estacionamento com sensores na dianteira e traseira e câmera na traseira.

OUTROS SISTEMAS. Além destes equipamentos, o novo Audi A8 L vem equipado com outros sistemas de assistência ao motorista, como o Audi Side Assist, que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca de faixas com mais segurança. O equipamento detecta por meio de sensores a aproximação de veículos pelas laterais e indica esta presença por meio de um alerta visual localizado nos espelhos retrovisores externos, direcionado para o motorista.

INTERIOR. O interior da A8 L oferece acabamento requintado e diversos itens de conforto, como ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros e traseiros ventilados e com função de massagem, cortinas elétricas para os vidros laterais traseiros e vidro traseiro, e teto solar panorâmico, entre outros. O sistema de som é o exclusivo Bang & Olufsen, equipado com 19 alto falantes ativos, sistema 5.1 surround sound e amplificador de 1.400 watts de potência.
O modelo vem ainda equipado com sistema de navegação, DVD changer, recepção de TV e Bluetooth. São 11 opções de cores externas e diversas combinações de cores dos assentos, paineis, tapetes e teto.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0