Audi A8 L dita novo padrão top na categoria

Um dos carros de luxo mais admirados do mundo ganha a versão top, ainda mais potente e equipada. O novo Audi A8 conquista um pacote de tecnologia embarcada, maior distancia no entre-eixos e motores de 12 cilindros praticamente impar no mercado e no seu segmento.O novo Audi A8 L é um concorrente amargo para o BMW 7 e Mercedes Benz S.
Com um comprimento total de 5,2 metros, o novo Audi A8 L é maior do que a versão normal, em 13 centimetros. A distância entre eixos cresceu na mesma porporção, para 3,1 metros. A largura permanece inalterada em 1,9 metro. Essa distância de entre eixos é a maior entre seus concorrentes diretos.

Como já é tradição, o A8 é produzido em alumínio, usando o princípio Audi Space Frame (ASF), o que o deixa cerca de 40% mais leve, do que se fosse produzido em aço. Além dos farois e lanternas com Leds, todas as demais iluminações do A8 L são com essa tecnologia. O modelo se diferencia dos demais, esteticamente, pela grade do radiador de único-quadro com acabamento de alto brilho de tinta preta e barras horizontais chromed especiais.


O espaço destinado aos pasageiros do banco traseiro é impressionante. Os bancos dos passageiros do confortavel ambiente traseiro, são regulaveis individualmente em diversas partes, podem virar quase uma cama e possuem aquecimento, ventilação e memoria. Banco do passageiro dianteiro, pode ser movido para gerar um espaço extra. No meio dos bancos traseiros tem um console com diversos controles, como por exemplo, do ar condicionado traseiro, independente para qualquer um dos dois passageiros, dos bancos, do som, e de todo o entretenimento. Para relaxar, um refigerador e telas de 10,2 polegadas.
Os materiais utilizados no interior, como por exemplo os detalhes em madeira e o couro, são de altissimo padrão. O modelo ainda possue teto solar panorâmico.

O motor de doze cilindros em W, de 6,3 litros, FSI, produz 500 cavalos de potência máxima e torque de 625 nm a  3,250 rpm. Mesmo com todo o tamanho, o A8L acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e tem sua velocidade máxima limitada em 250 km/h.
Este motor, conhecido como o Nardo, devido à sua disposição incomum,tem quatro linhas de três cilindros com um ângulo de inclinação de 15 graus entre duas linhas e um ângulo em V entre os outros dois blocos, de 72 graus. Este layout torna o motor muito compacto e pouca coisa maior que um motor V8. Largura e altura são de 70 centímetros.
O câmbio automatico tiptronic tem oito velocidades e pode ser acionado por uma pequena alavanca no console ou nos “shift paddles” (borboletas) atrás do volante. O modelo dispõoe de tração nas quatro rodas permanente, que vai enviando para a frente ou para tras, a ncessidade de maior “força” entre os eixos dianteiro e e traseiro. A suspensão, como diversas regulagens, é espetacular. As rodas são de 19 polegadas com pneus 255/45.