Audi TT: show de tecnologia a 250 km/h

mg_2589

Quando chegou ao mercado em 1998, o Audi TT causou avaliações diversas. Para uns maravilhoso, outros, feio. O certo é que era uma revolução no design e com o tempo, o esportivo da Audi logo se tornou um sucesso e ganha consumidores a cada geração. A prova disso são os mais de 500 mil já vendidos em todo o mundo. Remodelado em 2006, o modelo ganha agora sua terceira geração, mais sofisticada, tecnológica e veloz. O modelo vem para o mercado nacional em duas versões: Attraction e Ambition, ambas equipadas com o mesmo conjunto de motor e câmbio. Os dois modelos também trazem de série o Virtual Cockpit da Audi, precursor de uma verdadeira revolução no design do painel de instrumentos.

mg_3136

 

Na nova geração, as medidas do novo TT foram mantidas, apenas o entre-eixos é um maior. O modelo esportivo usa a mesma plataforma e motor do Golf GTi. Mais leve graças à maior utilização de alumínio, o  novo TT vem equipado com um motor de quatro cilindros, dois litros, turbo, comando de válvulas variáveis em abertura e fechamento e injeções direta e indireta combinadas, que produzem 230 cavalos de potência máxima. O torque máximo é de incríveis 37,7 kgfm. Para colaborar com o belo motor, o TT vem com um câmbio DSG, com dupla embreagem e seis marchas. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 quilometros por hora. Na aceleração de 0 a 100 km/h, o TT precisa de menos de seis segundos. Um detalhe é muito legal: acima de 120km/h o aerofólio traseiro sobe, dando maior aderência à traseira.

A suspensão dianteira é a tradicional McPhersone na traseira adota o four-link, uma solução mais eficiente, montado num subchassis em alumínio e barras anti-rolagem nos dois eixos. Um sistema ajuda muito que anda rápido. O Magnetic Ride, um amortecimento eletrônico evita o tradicional “afundamento” da dianteira, durante uma freada forte numa aproximação de uma curva . Por falar em tecnologia, a quantidade de sistemas eletrônicos permite que qualquer um ande forte com muita segurança e estabilidade. Se numa tocada mais forte a dianteira tentar escapar, uma leve aliviada e retomada do pé no acelerador, resolve o problema. O volante de excelente empunhadura, fica com a dureza correta quando o motorista decide pisar no da direita.

O pneus 245/40 montados em aros de 18, colaboram muito com o excelente desempenho dinâmico.
O modelo alemão conta com dois excelentes bancos, semi concha, na dianteira e dois traseiros, que podem ser utilizados numa emergência ou por crianças muito pequenas. Mas, como todo o bom esportivo, o ideal é para dois. E diga-se de passagem: vão curtir muito e andar muito rápido.

 

mg_2183

Show à parte

O novo volante multifuncional, de série nas duas versões, permite ativar praticamente todas as funções do cockpit virtual sem tirar as mãos do volante. A segunda unidade de controle é o novo terminal MMI no console central. Duas teclas ativam os menus de navegação (opcional), telefone, rádio e mídia. O motorista pode escrever facilmente o destino usando o touchpad no topo do botão de pressão rotativo. Também é possível examinar listas e dar zoom em mapas. A estrutura do menu do MMI é semelhante às dos smartphones. Todas as funções importantes podem ser acessadas diretamente.

Em vez dos mostradores analógicos convencionais, o novo TT traz a bordo o Audi virtual cockpit. Com suas animações dinâmicas e gráficos precisos, este painel de instrumentos totalmente digital estabelece novos parâmetros. O motorista pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo progressivo, os instrumentos virtuais são menores. Utilizando este modo, o sistema disponibiliza uma ampla área de tela para outras funções, como o mapa de navegação GPS (opcional na versão Attraction e de série na Ambition).

Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas gera imagens precisas e brilhantes. Na borda inferior do Virtual Cockpit, os mostradores da temperatura exterior, hora e quilometragem são visíveis permanentemente. Símbolos de advertência ou informação também podem ser mostrados ali.

 Audi TT Attraction: R$ 209.900,00

Audi TT Ambition: R$ 229.900,00

 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0