Aproximadamente um mês após a estreia mundial da BMW Concept Stunt G 310 no Salão Duas Rodas, realizado em São Paulo, a BMW Motorrad apresenta globalmente a BMW G 310 R. O desenho marcante da BMW G 310 R deixa o seu caráter ágil e dinâmico transparecer à primeira vista, revelando a inspiração em outros membros da família BMW Motorrad, entre eles a BMW S 1000 R. Isso fica evidente na carenagem frontal que incorpora o farol, nos contornos do tanque de combustível em formas arrojadas e nas proporções típicas de uma roadster, com dianteira robusta e traseira elevada. A vista lateral é ressaltada pelas superfícies de linhas simétricas e imponentes e que conferem uma sensação de movimento à moto. Já as proporções compactas e a distância curta do entre-eixos garantem manobras ágeis e mudanças rápidas de direção. A traseira alta, por sua vez, trasmite leveza e esportividade, mas sem deixar o conforto em segundo plano.
Motor
Além do design dinâmico, outro destaque da nova motocicleta é o novo motor monocilíndrico de 313 cm³, refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível. Ele é capaz de produzir 34 cavalos de potência a 9.500 rpm e um torque máximo de 28 Nm a 7.500 rpm. O peso é de 158,5 kg. O ponto alto do motor fica por conta do cilindro inclinado para trás, desenvolvido em construção “open-deck” e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está posicionado à frente. Esta configuração do motor favorece uma distância mais curta de entre-eixos possibilitando uma condução mais ágil.