Um dos museus mais importantes do mundo, recém-inaugurado em Campos do Jordão, o Carde, vai realizar a primeira edição do Winter Sale. Em parceria com a Brunelli Veículos Antigos e o Magalhães Gouvêa Escritório de Arte, vão realizar um evento que combina a venda online e presencial de veículos clássicos, obras de arte e itens de memorabilia. Vale lembrar que o Carde tem um dos mais impressionantes acervos automotivos do mundo.
De 19 de junho a 12 de julho, o Carde apresentará uma mostra especial com cerca de 30 veículos clássicos e raros, disponíveis para venda. Os interessados poderão avaliá-los pessoalmente no museu e fazer lances antecipados, por meio de plataforma online. Alguns lotes terão lance livre, sem lance mínimo. Haverá também a categoria de venda buy it now, a qual o interessado pode comprar o automóvel antes do final do pregão, pagando um preço fixo estabelecido e já levar imediatamente. A experiência se encerrará com um pregão presencial, no dia 12 de julho, a ser realizado no próprio museu.
A seleção de veículos é ampla e diversa, capaz de despertar o desejo de colecionadores com diferentes perfis. Entre os destaques estão um Ford Phaeton 1933, dois impecáveis exemplares do Volkswagen Fusca Split Window, produzido até 1953, além de ícones do luxo como, o Rolls-Royce Silver Cloud II, que foi produzido a partir de 1959, e Bentley R-Type, lançado em 1953.
A esportividade também será um dos pontos altos do evento, com modelos emblemáticos, como o Corvette Stingray L48 1974 e a Mercedes-AMG GT Black Series, de 2020.
E como não poderia faltar, destacam-se ícones da casa de Maranello, como a Ferrari 348 Spider, do início da década de 1990, com baixíssima quilometragem, e a Ferrari 308 GTSi, lançada no início da década de 1980, ambas com design assinado por Pininfarina, que atravessaram gerações sem perder seu apelo. A seleção inclui ainda veículos especialmente raros, como o Toyota Bandeirante Xingu Bernardini, versão militar da década de 1980.
Além dos automóveis, o evento contará com uma curadoria especial de itens de memorabilia automotiva e obras de arte. Estarão disponíveis rodas de Mercedes-Benz, roda Porsche Speedline e roda Ferrari F50, e uma bomba de combustível dos anos 1940, entre outros objetos históricos que ampliam a experiência para colecionadores e entusiastas.
As obras de arte, muitas delas doadas pela Magalhães Gouvêa e pela Bolsa de Arte, estarão em exposição no Hotel Toriba – o mais alto e antigo de Campos do Jordão, fundado em 1943. Entre os destaques do catálogo estão fotografias artísticas de automobilismo, o óleo sobre tela Vaso de Margaridas, de Gino Bruno, e a impressão Mulheres, de Flávio de Carvalho. Em breve, será divulgado o catálogo completo com detalhes das preciosidades.
Parte do montante com a comercialização dos veículos e 100% do valor arrecadado com a venda das obras de arte e itens de memorabilia serão revertidos para as ações filantrópicas da FLMA – Fundação Lia Maria Aguiar, que atua em Campos do Jordão. A instituição, independente e sem fins lucrativos, completa 17 anos em 2025 e desenvolve projetos nas áreas de arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social. Anualmente, mais de 700 crianças e adolescentes participam de cursos artísticos profissionalizantes nos Núcleos de Dança, Música e Teatro — portas de entrada para novas oportunidades de vida.
A FLMA conta ainda com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), que oferece atendimento gratuito a alunos, familiares e colaboradores. São mais de 100 mil consultas, exames e procedimentos realizados por ano, incluindo o pioneiro serviço de hemodiálise na cidade. Por meio de parceria com a prefeitura, o núcleo também estende seus atendimentos à população local.