Chevrolet apresentou o novo Sonic em Detroit

 Com design jovial e agressivo, o Chevrolet Sonic está disponível em dois tipos de carroceria: um sedã de quatro portas e um hatch cinco portas.
A produção do Sonic começa no final de 2011 no Centro de Montagem da General Motors em Orion, no estado de Michigan, que recebeu investimentos de U$545 milhões de dólares em atualizações e aquisição de novas ferramentas e irá ajudar a restituir aproximadamente 1.000 empregos na área metropolitana de Detroit.
Design
A partir de todos os ângulos os modelos Sonic sedã e hatch têm linhas inclinadas e progressivas, sugerindo movimento mesmo com o carro parado.
Detalhes agressivos, incluindo abas de para-lamas e faróis redondos inspirados em motocicletas, estão mesclados com detalhes globais de design – uma grade de dois elementos, lanternas traseiras redondas – para um design instantaneamente reconhecido como um Chevrolet. As bordas do capô formam uma linha de personalidade acima dos faróis, que flui em um perfil lateral liso caracterizado por linhas laterais ininterruptas, uma alta linha de cintura e uma linha do teto baixa. Os espelhos laterais carregam o mesmo formato do carro e parecem desaparecer no perfil.
O modelo sedã e o hatch são diferentes. O modelo cinco portas carrega um formato apertado de duas caixas com linhas agressivas, enquanto o perfil “notchback” do sedã possui uma presença mais madura e luxuosa. À primeira vista, o carro se parece na verdade com um hatch de três portas devido às maçanetas das portas traseiras estarem discretamente posicionadas na área da coluna “C”. A traseira do cinco portas continua com detalhes não convencionais, incluindo lanternas expostas inspiradas em motocicletas.
Detalhes que reforçam a qualidade e atenção aos detalhes do Sonic incluem as bordas da grade cromadas e toques de cinza fosco na grade tipo colmeia em todos os modelos, enquanto uma grande variedade de tamanhos de rodas, incluindo rodas de liga de 17 polegadas, reforça a sua personalidade de esportivo.
O interior do Sonic complementa o exterior inspirado em motocicleta com um painel de instrumentos detalhado com um grande tacômetro analógico redondo posicionado assimetricamente a um grande velocímetro digital de LCD. O interior inclui compartimentos de armazenamento no console central e nas portas. Os assentos traseiros rebatem até a horizontal para carregar itens maiores. Assentos dianteiros individuais de série com opção de aquecimento de assentos dianteiros. O Sonic dispõe de daus opções de motorização: o Ecotec 1.4L turbo e o Ecotec 1.8L – os mesmos motores usados no novo Chevrolet Cruze. Três transmissões estão disponíveis: uma manual de cinco marchas e uma automática de seis marchas com o motor de 1.8L e uma manual de seis marchas com o motor de 1.4L turbo.
A potência do motor Ecotec 1.4L turbo é estimada em 138 cv (103 kW) e 148 lb.-pé de torque (200 Nm) entre 1.850 rpm e 4.900 rpm. O turbocompressor do motor de 1.4L está integrado ao coletor do escapamento para um peso reduzido e uma maior flexibilidade em veículos menores. Um virabrequim reforçado e bielas mais fortes fornecem mais resistência para suportar a potência e torque pressurizados do motor em uma larga faixa de rpm.
O motor naturalmente aspirado Ecotec 1.8L possui muitas das mesmas características do Ecotec 1.4L turbo. É um motor de quatro cilindros compacto e durável projetado para precisar de pouca manutenção, alcançar baixos níveis emissões e alta eficiência de combustível. O seu coletor de admissão variável de dois estágios permite que aproximadamente 90% do pico de torque esteja disponível de 2.400 rpm até 6.500 rpm. Sua potência estimada é de 135 cv (101 kW), com 123 lb.-pé de torque (167 Nm) a 3.800 rpm.