Chevrolet Aveo RS: GM inova no segmento de carros compactos nos EUA

A Chevrolet anunciou o lançamento mundial do Show Car Aveo RS no North American International Auto Show 2010. Ele apresenta um visual de hatchback inovador de inspiração européia projetado com apelo aos jovens e fornece uma prévia da próxima geração do Aveo.

Mais alongado e largo e mais espaçoso que o Aveo de série atual, o Aveo RS dá a indicação de um design sofisticado tanto interno quanto externo, apresentando as diversas opções de personalização potencialmente disponíveis na próxima geração do carro.

“O conceito do Aveo RS demonstra claramente que estamos prontos para um grande avanço no segmento de carros compactos”, disse o presidente e diretor executivo da Chevrolet Europa, Wayne Brannon. “Ao chegar na Europa em 2011 o novo Aveo estará totalmente em sintonia com as grandes novidades Cruze e Spark, nossos novos modelos de compactos”.

Primeiras impressões

O Aveo RS, com acabamento em azul Boracay, incorpora os conceitos de design da Chevrolet como a grade de elemento duplo, lanternas traseiras arredondadas e defletores no paralamas, mas os projetistas tiveram atitude ao dotar o show car com aberturas inferiores e um bocal rebaixado com acabamento combinado de alumínio escovado e polido. Faróis de neblina em destaque são integrados em um coletor para resfriamento do freio que atravessa pelos defletores dos paralamas dianteiros, criando um visual frontal agressivo. s faróis dianteiros expostos com estrutura externa em alumínio escovado são inspirados pelo gosto dos projetistas pelas motos. O perfil lateral liso é caracterizado pelas linhas laterais contínuas, uma linha central alta e teto de perfil baixo. Os espelhos laterais com indicadores luminosos de direção na cor âmbar apresentam as mesmas formas do carro e desaparecem suavemente no perfil. À primeira vista o carro se parece na verdade com um hatch de três portas devido às maçanetas das portas traseiras estarem discretamente posicionadas na área da coluna “C”.

Nenhum carro com foco no desempenho obtém suas credenciais nas ruas sem rodas e pneus largos. As rodas do carro de exibição Aveo RS são de 19 polegadas, cinco raios com logotipo da Chevrolet com acabamento metalizado. As aberturas da roda revelam as grandes pinças de freio em Azul Boracay.

A traseira do carro de exibição mantém o tema esportivo com um spoiler integrado que parte do teto, um escape centralizado e as ponteiras cromadas. As lanternas traseiras expostas de inspiração motociclística possuem alojamentos em tom de alumínio e um logotipo discreto.

Interior espaçoso e com estilo

Com seu interior preto fosco destacado por um preto brilhante, com detalhes em metálico e azul, o Show Car Aveo RS mostra tanta atenção ao detalhe quanto na parte externa. A cor Azul Boracay continua na parte interna, com detalhes pontilhados através do painel de instrumentos do duplo cockpit, apliques nas portas dianteiras e traseiras, aro do volante, manopla do câmbio, freio de estacionamento, revestimento do assento em couro e até mesmo os tapetes do assoalho. O console central integrado contém a alavanca de câmbio, os controles do ar condicionado e o sistema de som, incluindo uma porta USB. A luz de fundo em Ice-blue na tela do áudio, tela de luzes indicativas e botões destacam o pontilhado em azul.

A inspiração motociclística também é trazida para o interior, com um tacômetro analógico arredondado disposto com um leitor LCD assimétrico também com acabamento em metal polido com entalhes arredondados, além de entradas de ar laterais com acabamento em alumínio.

O interior é tão funcional quanto seu estilo, com compartimentos de armazenamento no console central e nas portas. Os assentos traseiros rebatem até a horizontal para carregar itens maiores.

Desempenho eficiente

O carro de exibição Aveo RS é equipado com o mesmo motor altamente eficiente 1.4 litro Ecotec turbo de 138 cavalos de potência que estará disponível no futuro Chevrolet Cruze.

Uma transmissão manual de seis velocidades foi projetada para garantir que o carro proporcione uma experiência de condução empolgante.

Para o carro de exibição os projetistas criaram uma cobertura especial para o motor em prata grafite com apliques em alumínio escovado. As tampas dos reservatórios do líquido de arrefecimento e do fluido da direção hidráulica são circundados em azul e as telas de ventilação em volta do centro da cobertura tem acabamento fosco em cromo sombreado e projetado para combinar com a cor das rodas.