Coluna “Andando de Carro” 07.08.2020

Ford lança o novo Territory para bater de frente na concorrência

Antônio Fraga | Especial para ACidade ON
7/8/2020
O novo Ford Territory (Foto: Divulgação)
O novo Ford Territory tem design muito bonito e elegante e chega para enfrentar fortes concorrentes (Foto: Divulgação)
O espaço interno do Ford Territory é muito bom, principalmente para os passageiros do banco de trás (Foto: Divulgação)

Belo e competente

Mais um SUV está chegando ao mercado brasileiro: o Ford Territory, mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. O novo modelo teve sua pré-venda iniciada nesta sexta-feira (07/08), oferecido em duas versões – a de entrada, SEL, por R$ 165.900, e a topo de linha, Titanium, por R$ 187.900 – e disputará a fatia dos SUVs médios, na qual concorrem, por exemplo, Caoa Chery Tiggo 7, Hyundai ix35, VW Tiguan, mas principalmente o líder Jeep Compass.

“O Territory chega para ampliar a nossa linha num segmento de SUVs maiores, em que os consumidores buscam mais espaço e refinamento, trazendo também recursos inovadores de conectividade e tecnologia”, explica Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. O novo Ford é produzido na planta de Xiaolan, na China, e ocupará um espaço entre o EcoSport e o Edge.

Em ambas as versões que estreiam no Brasil o motor é 1,5 litro, turbo EcoBoost GTDI à gasolina, com intercooler e injeção direta de combustível que desenvolve 150 cavalos de potência máxima e torque máximo de 22,9 mkgf, disponível na faixa de 1.500 a 4.000 rpm. A transmissão é automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas (teste abaixo).

No design, esse SUV médio chama atenção na dianteira com os elementos horizontais na grade que combinam com os faróis em LED alongados. Visto da lateral, destaque para a linha de cintura, para os vidros que seguem estreitando no caminho da traseira e para as caixas de roda pronunciadas para fora do carro. Na parte traseira os designers colocaram apliques na cor do carro e optaram por lanternas em LED. O Territory tem distância entre-eixos de 2,71 metros, 1,93 m de largura (sem espelhos) e 4,58 m de comprimento. O porta-malas tem capacidade para 348 litros de bagagem.

Desde a versão SEL há uma boa lista de equipamentos de série como a nova central multimídia SYNC Touch com tela de 10,1 polegadas, modos de exibição personalizado e conexão sem fio para Apple CarPlay. Há, ainda, carregador sem fio para celular no console, luz ambiente configurável em sete cores, teto solar panorâmico, seis airbags, ESC (obrigatório) com assistente de partida em rampa e ar-condicionado automático de uma zona. A versão SEL tem no acabamento tom escuro e os bancos com revestimento premium. O banco traseiro, além de um descansa-braço rebatível com porta-copos, conta com saídas do ar condicionado automático digital e entrada USB.

A versão Titanium tem interior claro e os bancos são parcialmente em couro, com um sistema de aquecimento e resfriamento para os passageiros da frente, carregador de celular por indução, câmeras com visão de 360 graus, assistente de estacionamento, aviso de ponto cego e controlador de velocidade adaptativa com frenagem autônoma de emergência.

Para o cliente que gosta de conectividade, a Ford criou o FordPass Connect, com um ano de assinatura grátis. Com o app no celular o cliente pode, por exemplo, travar e destravar as portas remotamente, dar a partida remota com climatização, recebe alerta de acionamento do alarme, alerta sobre falhas no carro, verifica a calibração dos pneus, planeja o reabastecimento, e até acompanha a última localização do veículo.

O Ford Territory tem três anos de garantia. Como oferta especial de pré-venda, que vai de 7 a 31 de agosto, a Ford oferece aos 250 primeiros compradores do Territory Titanium um pacote de vantagens que inclui as três primeiras revisões grátis e um ano de seguro pago pela Ford, além da entrega do veículo em casa com o serviço de desinfecção Ford Clean. O valor para a efetivação da reserva é de R$ 5.000. A entrega dos veículos comprados na pré-venda começa em setembro.

O SUV chega também com planos e taxas especiais de financiamento e seguro. Ele pode ser adquirido em 48 meses, com 90 dias de carência para o primeiro pagamento e parcelas reduzidas até fevereiro de 2022. Ou em 18 meses, com carência de 30 dias e taxa reduzida de 0,69%. Em ambos os casos, a entrada é de 50%. Outra novidade é a possibilidade de blindar o veículo e incluir o seu valor no financiamento. O serviço é feito por uma blindadora homologada pela marca, com nível 3-A, que preserva a garantia do veículo. Há cinco opções de cores.

No novo SUV da Ford a posição do motorista é muito boa e os bancos são muito confortáveis (Foto: Divulgação)

Andando de Territory

O Ford Territory vem da China, onde é produzido pela JAC Motors Company. Isso o assusta? Não deveria, já que os chineses estão cada vez mais surpreendentes e competentes. E um bom exemplo disso é o Territory. O modelo, que tanto por fora como por dentro lembra em muito o Range Rover Evoque, tem acabamento muito bom, excelente espaço interno e tecnologia comparável aos melhores carros importados.

O inédito motor e que somente consome gasolina, tem 1,5 litro, turbo, que produz 150 cavalos de potência máxima e torque máximo de 22,9 kgfm. O motor garante um bom desempenho. O câmbio é um CVT que “imita” oito velocidades. Apesar de, segundo a fabricante, “ter sido adaptado para o mercado nacional” não deixa de ser uma caixa continuamente variável, com as suas lerdezas, principalmente nas retomadas mais velozes. Mas de verdade, no uso normal do dia-a-dia, o motorista não tem do que reclamar. Por ser um CVT, o trabalho foi muito bem feito.

Outras modificações feitas pelos engenheiros brasileiros da Ford foram em relação aos amortecedores, buchas da suspensão e pneus. Isso melhorou muito e com certeza o consumidor vai gostar muito. A suspensão poderia ser um pouco mais rija, mas não compromete. No conjunto, o novo suv da Ford é muito confortável, silencioso e agradável de dirigir.

Graças às dimensões do Territory, 1,93 metro de largura e 2,71 metros de entre-eixos o espaço interno e o porta-malas são muito generosos. E os passageiros do banco traseiro então, confortávelmente acomodados, só terão elogios.

Sentado ao volante, com todos os comandos com fácil acesso, é fácil se acomodar e achar a melhor e mais prazerosa maneira de dirigir. O painel digital é muito bonito e bem informativo.

Agora, quem tiver o prazer de comprar um Territory vai ter que perder um tempinho para aprender a usar tudo que o modelo oferece. Mas também vai perder um tempinho para se entender com o freio de estacionamento, que nem sempre aceita a vontade do motorista.

O desenho da traseira é elegante e conta com fácil acesso ao porta-malas e lanternas de led (Foto: Divulgação)

Recuperação à vista

Será? Segundo números divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) , o primeiro mês do segundo semestre apresentou números mais positivos para o setor automotivo, na comparação com o tombo dos três meses anteriores. Segundo a entidade, a produção em julho chegou a 170,3 mil unidades, alta de 73% sobre junho, mas ainda 36,2% inferior ao mesmo mês do ano passado. Apesar da elevação, foi o pior julho desde 2003 para o setor.

Os emplacamentos de autoveículos (174,5 mil) cresceram 31,4% sobre junho, mas caíram 28,4% em relação a julho de 2019, pior volume desde 2006. Nas mesmas comparações, as exportações subiram 49,7% e recuaram 30,8%. No resultado acumulado do ano, a queda mais dramática é na produção (48,3%), a mais baixa deste século, seguida pelas exportações (43,7%) e por licenciamento (36,6%).

Como vem ocorrendo desde o início da pandemia no Brasil, os segmentos de caminhões e máquinas conseguem manter ritmo de vendas e produção acima dos veículos leves, o que não impede perdas na comparação com o ano anterior. O único indicador positivo no acumulado do ano é o de vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias, 1,3% superiores às de 2019.

A McLaren prepara o super esportivo T.50, sucessor do espetacular F1, para 2022 (Foto: Divulgação)

Mesmo com a crise que atravessa, a McLaren prepara o sucessor do fabuloso F1. O competente engenheiro sul africano Gordon Murray é responsável pelo novo projeto, como foi do F1. Aliás, o F1 é até hoje considerado o melhor superesportivo de todos os tempos. O novo modelo, que será chamado de T.50, promete surpreender e conseguir ser ainda melhor que o F1. O design lembra muito o antigo superesportivo e manterá um detalhe muito legal: o banco do motorista fica no centro, com direito a um passageiro de cada lado.

O T.50 terá tanto o chassi como a carroceria em fibra de carbono e contará com um motor V12 de 3.9 litros com 663 CV de potência, desenvolvido pela Cosworth. O modelo deverá chegar ao mercado em janeiro de 2022 e o preço deverá girar em torno de quase 20 milhões de reais.

Há 22 anos no mercado nacional, a Strada recém lançada retoma as boas vendas (Foto: Divulgação)

Quem é rei não perde a majestade. Esse ditado pode ser utilizado para descrever a liderança da Fiat Strada no mercado nacional. Com pouco mais de um mês de sua chegada ao mercado, a Fiat contabilizou mais de 23 mil pedidos desde seu lançamento, em 26.06. Apenas em julho, no primeiro mês completo de vendas, a demanda total do veículo chegou à marca de 17 mil carros.

Para se ter uma ideia de quanto a nova Strada caiu no agrado do consumidor, hoje a demanda média diária é de 770 unidades. Isso significa vendas 3,5 vezes maiores comparadas a 2019, e uma procura quatro vezes superior ao previsto à época do lançamento.

O novo aplicativo que a Caoa Chery está lançando pode ser muito útil para os consumidores (Foto: Divulgação)

Super útil

A Caoa Chery está lançando um novo aplicativo desenvolvido exclusivamente pela Rede D21 Motors. A ferramenta, batizada de D21 Motors, está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e tem como objetivo possibilitar que o cliente tenha acesso completo às informações e funções do seu veículo de maneira rápida e fácil. Intuitivo e com layout moderno, o app também agrega dicas de dirigibilidade e manutenção, além do manual do proprietário.

Já disponível para download, o aplicativo permite que o cliente escolha seus veículos preferidos do portfólio da marca e tenha acesso a seus conteúdos em seis categorias: Conheça seu Carro, Entenda seu Painel e Recursos, Luzes de Alerta, Dicas Úteis para o Carro, Manual do Seu Carro e Fale Conosco. Na primeira categoria, é possível navegar e explorar, em detalhes, com fotos e informações minuciosas, conteúdos sobre o Motor e Câmbio do veículo, Exterior, Segurança, Interior, Conforto, Tecnologia e Características Técnicas.

Na função Fale Conosco, é possível ter acesso a todos os canais de atendimento da Rede D21 MOTORS, além dos endereços das concessionárias. Em uma segunda etapa, o aplicativo também permitirá que os clientes agendem serviços como revisões, de maneira online.

Mais um recall

E o Procon de São Paulo está orientando os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos BMW modelos Z4 M40i e Z4 sDrive30i fabricados em fevereiro de 2019. Segundo o Procon, “as barras de direção dos Z4 podem quebrar em decorrência do aumento das cargas de vibração provenientes de pavimento em mau estado. Em caso de quebra de uma ou de ambas as barras de direção, é possível que o condutor perca o controle da direção do veículo. Nesse caso, não se descarta a possibilidade de acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e a terceiros”.

Para o órgão de defesa do consumidor, a BMW do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Identificação veículos envolvidos:

Modelo Z4 M40i chassis (não sequenciais) de WBAHF5103KWW32811 a WBAHF5107KWW32813 e Modelo Z4 sDrive30i chassis (não sequenciais) de WBAHF3100KWW27697 a WBAHF3109KWW31067.

O silvestre bicho-preguiça que desfilava no acostamento da Bandeirantes foi devolvido à mata (Foto: Divulgação)

Bonita ação

Um bicho-preguiça foi resgatado na última quarta- feira (05.08) pela equipe da CCR AutoBAn no acostamento da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), na altura do km 22, ainda na região da Capital. Dois dias depois, foi devolvido com a ajuda da Associação Mata Ciliar, de Jundiaí, ao seu habitat na Serra do Japi.Segundo João Moacir da Silva, coordenador de tráfego da CCR AutoBAn, “o animal silvestre foi avaliado pela equipe técnica da Associação, que após atestar a excelente condição de saúde do bicho-preguiça, decidiu reintegrá-lo à natureza.”


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