Novo Batmóvel terá modelo real para vendas
Batmóvel real
O novo filme do Batman, que chega aos cinemas em 2021, tem um batmóvel baseado no Dodge SuperCharger SRT. O modelo do herói conta com um motor Hemi 426, V8, de 1.014 cavalos. O filme dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson promete ser o mais realista de todos. O modelo é igual aos carros de rua, só que tunado. O primeiro carro do cavaleiro das trevas apareceu nos quadrinhos em 1939, baseado em um Cord 912 vermelho, carro extremamente cobiçado na época.
Quando o desenhista Jerry Robinson repaginou o batmóvel para a revista, ele introduziu conceitos que até hoje influenciam todas as novas versões, como a cor preta e detalhes referenciam os morcegos. Em 1989, o cavaleiro de Gotham estava de volta aos cinemas. O filme dirigido por Tim Burton trouxe um conceito muito parecido com o do desenhista Jerry Robinson, porém substituía a grande máscara de morcego, que ficava na dianteira do carro, por uma turbina e possuía uma pegada muito mais sombria.
Já a versão de Joel Schumacher, em 1995 e 1997, optou por modelos mais surreais e fantasiosos. Nas versões vindas depois, em 2005 de Christopher Nolan e em 2016 com Zack Snyder, os modelos tiveram uma visão mais realista, se assemelhando a veículos de combate, como tanques de guerra.
Curiosidade: o elenco do novo filme conta com Robert Pattinson como Batman, Colin Farrel como o Pinguim, Paul Dano como o Charada e Zoe Kravitz como a Mulher-Gato.
Parceria bem vinda
A futura Ford Ranger será a base técnica para a nova Volkswagen Amarok. As picapes terão a mesma plataforma, mas designs diferentes. A nova Ranger será inspirada na F-150, picape de maior sucesso nos EUA. Já a Amarok manterá as linhas atuais, mas mais modernas e musculosas. Amarok e Ranger são as melhores picapes do mercado nacional.
Marca de sucesso
No Salão de Paris há uma década, a Lotus, lendária marca inglesa de carros esportivos e de corrida, apresentou cinco protótipos, mas que nunca entraram em produção. Informações dão conta de que a marca inglesa pretende lançar o sucessor do Esprit no ano que vem, a partir da plataforma do Evora e com motor V6 de 3,5 litros com tecnologia híbrida e mais de 500 cavalos.
Fim dos acidentes
A Volkswagen está desenvolvendo um novo sistema operacional que vai evitar acidentes. A marca alemã quer que em menos de 30 anos esse inovador sistema operacional esteja em todos os veículos e que praticamente elimine os acidentes, principalmente os fatais. No próximo lançamento da Volks na Europa, o sistema já vai estar instalado. “Queremos que não haja mais acidentes até 2050”, disse Michael Jost, chefe de estratégia de produto da marca. O compacto elétrico ID.3 já está com o sistema, mas segundo a empresa, será atualizado continuamente à medida que os algoritmos de software forem otimizados. Mas outros problemas no ID.3 podem adiar o lançamento do modelo, previsto para o início do segundo semestre.
Muito luxo
A Lexus do Brasil já está comercializando o RX450h, modelo topo de gama da marca. O modelo era o único SUV da Lexus que ainda não estava disponível na versão híbrida no Brasil. A linha 2020 traz também novidades em segurança e conectividade para o sedã ES, vendido por aqui em sua versão 300h desde o fim de 2018. Os modelos trazem, entre as novidades, o pacote Lexus Safety System, composto por itens de auxílio à condução que garantem mais proteção ao motorista e demais ocupantes do veículo.
O Lexus RX 450h está disponível em duas versões, F-Sport e Luxury. O RX é equipado com um motor à combustão movido à gasolina, V6, 3,5 litros, combinado com dois propulsores elétricos (um dianteiro e outro traseiro), capaz de gerar 313 cv de potência graças ao sistema Hybrid Drive System, que oferece economia de combustível, desempenho na medida e baixo nível de emissões para um veículo desse porte.
Já a dirigibilidade do SUV conta com uma central de controle do sistema híbrido mais sofisticada, capaz de transmitir a sensação e a potência do motor à gasolina padrão. A bateria de níquel-metal-hidreto está estrategicamente instalada embaixo do assento traseiro, o que garante mais espaço no porta-malas.
O RX 450h ainda vem equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.
Na parte interna do Lexus RX 450h na versão Luxury, o banco do motorista e do passageiro dispõem de regulagem elétrica para 14 posições e memória para três perfis. Já na versão F-Sport, ambos os bancos contam com dez posições de ajustes e memória para três perfis apenas para o motorista. No computador de bordo, com tela TFT colorida de 4,2″, o motorista conta com informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha e informações de áudio, entre outras.
Composto por sete alto-falantes, quatro tweeters e um subwoofer, o sistema multimídia da Lexus garante áudio com qualidade incomparável, compatível com CD, DVD player, Bluetooth e TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple Carplay, tudo isso reunido numa tela LCD sensível ao toque de 12,3 polegadas.
No quesito segurança, o RX 450h traz dez airbags, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Completam o pacote o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema ISOFIX para fixação de assento infantil, dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, além de câmera de ré para o RX 450h versão F-Sport e câmera 360º para a versão Luxury.
Sob medida
A Porsche está revolucionando os bancos esportivos: a empresa está produzindo um estudo conceitual de um “assento integral com formato do corpo impresso em 3D”. A parte central desse banco ou, em outras palavras, as almofadas do assento e das costas, é produzida parcialmente por uma impressora 3D. No futuro, os clientes poderão optar entre três níveis de firmeza (duro, médio ou macio) para a camada de conforto. Com essa nova tecnologia, a fabricante de carros esportivos está mais uma vez enfatizando sua estreita ligação com o automobilismo: o banco esportivo personalizado segue os princípios do acabamento personalizado do banco para cada piloto, normal no automobilismo.
Brinquedinho legal
A Fiat expande o legado do 500 e lança, em parceria com a Lego, uma miniatura do icônico Fiat 500F. A parceria entre as empresas faz parte de um projeto do grupo FCA para ampliar a visibilidade de suas marcas, expandindo as fronteiras do universo automobilístico.
A apresentação oficial do novo Fiat 500 Lego Creator Expert aconteceu no Spazio MRF, Turim, onde foi exposto um modelo em escala real. A obra, construída com 189.032 peças, exigiu 830 horas de trabalho. Após o evento, o modelo especial foi disponibilizado para venda na Lego.com.
“Esta homenagem da Lego mostra que o Fiat 500 não é só um automóvel, é um fenômeno artístico e cultural com um forte valor simbólico, além de expressão alegre e colorida do espírito italiano em todo o mundo””, comentou Cristiano Fiorio, responsável de Brand Marketing Communication da FCA, Região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).
O modelo inspirado no lendário Fiat 500F, lançado no fim dos anos 1960 e imortalizado em cena do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, tem 960 peças, que incluem teto conversível, porta-malas e até uma réplica do motor. O kit completo ainda vem com cavalete dobrável, paleta de cores e uma pintura do carro em frente ao Coliseu.
O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, encerrou seu mandato à frente da presidência da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. Gandini se despede da gestão da Abeifa após concluir sua quinta passagem pelo comando da entidade (1998-2000 / 2006-2008 / 2010-2012 / 2016-2018 e 2018-2020).
Gandini foi substituído na presidência da Abeifa por João Henrique Garbin de Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.
Prejuízos gigantescos
Os efeitos do novo coronavírus seguem se agravando por todo o mundo. A indústria automotiva já está sentindo os efeitos da pandemia e muitas empresas do mundo todo estão suspendendo suas atividades. No Brasil, as empresas ainda não consideram interromper a produção, mas adotaram medidas de prevenção.
Segundo a Anfavea, a entidade segue acompanhando os riscos de paralisação da produção de veículos no Brasil, já que o setor pode ter uma crise de abastecimento de peças vindas de fornecedores da Europa, principalmente da Itália, onde o governo proibiu o funcionamento de atividades comerciais não essenciais em todo país. A Itália é atualmente o segundo país mais afetado pelo coronavírus, registrando 2.503 mortos, segundo a Defesa Civil italiana.
As montadoras europeias começaram na última segunda-feira (16.03) a interromper suas atividades. Em alguns casos, a orientação é de que as fábricas permaneçam fechadas nas próximas duas semanas, como é o caso da Ferrari, que admitiu ter falta de peças em suas unidades, impedindo a produção. Além da Ferrari, outras marcas, como Volkswagen, Renault, PSA, Ford e FCA, anunciaram a paralisação de suas plantas fabris.
Na China, epicentro do novo coronavírus, as montadoras de veículos interromperam o funcionamento de várias fábricas no país, o que resultou em fevereiro em uma queda de 79% nas vendas de veículos.
Carro limpo
Depois da declaração da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a pandemia de coronavírus, que já atinge vários Estados brasileiros, fomos à oficina especializada em veículos premium A.M.Marcelo para saber quais cuidados com a higiene devemos ter com os automóveis.
Veja as dicas de Matteo Petricione Júnior para manter o carro limpo e diminuir o risco de contágio na parte interna dos automóveis.
Segundo Petricione, o correto é ter um frasco de álcool em gel dentro do carro, lenços de papel etc., mas a higienização do ar condicionado é prioridade, já que a proliferação das bactérias e fungos ocorre no filtro de ar, se ele estiver sujo. Para quem transporta filhos e outras pessoas dentro do carro, é preciso ficar atento ao lixo portátil. O ideal é esvaziá-lo diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz, que podem conter vírus.
1 – Higienizar a parte interna do carro com aspirador, limpar os bancos com produtos específicos, focando na sujeira que acumula nas costuras e dobras;
2 – Manter sempre limpos os locais onde mais colocamos as mãos, como maçanetas, câmbio, botões de vidros e retrovisores e principalmente o volante e a tela multimídia, usada sucessivas vezes, bem como o console que tem mais botões, a alavanca do freio de estacionamento e porta-objetos.
3 – Deixar um frasco de álcool em gel em um local de fácil acesso para você utilizar ao entrar no veículo;
4 – Ao entrar no carro, limpar as mãos usando álcool em gel 70%, capaz de eliminar bactérias e vírus de síndromes respiratórias como o coronavírus. Ao sair e deixar a direção, lavar as mãos e até o rosto são medidas eficazes da mesma forma;
5 – Limpar a superfície do painel, do volante, de todo o acabamento com álcool isopropílico, que não danifica os plásticos e elimina o vírus. O mesmo produto pode ser usado para limpar o celular, que geralmente é conectado ao carro;
6 – Manter os vidros fechados com o ar-condicionado ligado é uma medida recomendada, porém é preciso fazer a limpeza do sistema e trocar o filtro de pólen (ou de cabine), garantindo a filtragem das impurezas do ambiente;
7 – Ao transportar alguém no veículo, pedir que as mesmas medidas de higienização sejam tomadas: limpar as mãos com álcool, ao tossir e espirrar usar um lenço e descartar esse material rapidamente em um lixo sem tocá-lo;
8 – Bancos e carpetes podem ser limpos com produtos do tipo spray com alvejantes ou amoníaco. No entanto, eles são eficazes apenas se aplicados e removidos com um segundo pano seco. Do contrário, vírus e bactérias podem resistir à superfície. Na dúvida, uma solução de água e sabão neutro já resolve da mesma forma e pode ser aplicada em casa. Os critérios de limpeza e remoção são os mesmos.
Peças de qualidade
A Marelli Cofap Aftermarket, maior empresa do mercado de reposição de autopeças do Brasil, lança novos códigos de amortecedores para veículos importados, inclusive para modelos premium. As novidades contemplam veículos das marcas BMW, Honda, Hyundai, Mercedes-Benz e Peugeot e chegam para complementar o maior portfólio de amortecedores do mercado, com cobertura de 98% da frota circulante no país.
Principal componente do sistema de suspensão, os amortecedores têm a função de garantir que os pneus do veículo estejam sempre em contato com o solo, assegurando condições ideais de dirigibilidade ao limitar a ação das molas que, sozinhas, criariam no veículo um efeito de sobe-desce descontrolado, prejudicando a sua condução e colocando em risco a segurança.
Por esse motivo, a revisão periódica da peça é de extrema importância, uma vez que nem sempre os problemas causados pelo desgaste são percebidos pelo motorista, que vai se habituando com o comportamento do carro no decorrer do tempo. A Cofap lançou também molas a gás de capô de motor e de tampa traseira para diversos modelos importados.
Muito especial
A Caoa comemora cinco anos desde o início das operações de pós-venda da oficina exclusiva para clientes da marca Hyundai, o Caoa Hyundai Premium Services. Para marcar a data, a Caoa mostra mais uma vez o seu ineditismo ao implantar o horário estendido para atendimento aos seus clientes, garantindo ainda maior conveniência além de atentar-se a uma demanda reprimida de serviços para pessoas que possuem uma agenda diária diferenciada.
Com essa mudança, a unidade passa a atender, a partir desta semana, durante 15 horas diárias, abrindo das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às15h aos sábados. A previsão é de que a equipe, que já conta com 5 agendadores, 12 consultores técnicos, 24 técnicos e 2 gerentes, dentro de um total de 120 colaboradores, tenha um acréscimo de aproximadamente 10% no quadro.
Corrida cancelada
Também por conta do coronavírus, a Vicar, organizadora da Stock Car e da Stock Light, informou que não realizará a Corrida de Duplas no próximo dia 29 de março, quando a etapa abriria a temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro. Simultaneamente, a promotora já informou também que a tradicional prova, na qual competem dois pilotos por carro, está transferida para o dia 22 de novembro, no mesmo local, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.
“Decidimos tomar essa medida em função do possível avanço do vírus e também com as manifestações recentes do governo goiano. É impossível saber como estará o cenário daqui a duas semanas no país, quando faríamos a prova de abertura da temporada, então a decisão de adiar essa prova foi a mais acertada”, comentou Carlos Col, CEO da Vicar. “A decisão foi tomada após consulta junto a nossos patrocinadores e demais envolvidos na realização do evento. Nossa primeira e maior preocupação é preservar a saúde dos fãs locais, além dos envolvidos diretamente com a realização da corrida, uma comunidade que giram em torno de 800 pessoas. É a medida mais correta para o momento. Então optamos por ela”, ponderou o dirigente.
Devido a este adiamento, a etapa do Velopark, dia 12 de abril, passa a ser a corrida de abertura da temporada. “Mas este evento continua sob observação, também devido ao cenário atual, que nos preocupa bastante. Então vamos aguardar as próximas semanas para decidir o que fazer no caso desta corrida também”, disse Col.
Segundo o dirigente, a Stock Car manterá o calendário de doze etapas em 2020. “Não há motivo para não considerar que vamos realizar todas as corridas”, disse ele. “Temos um compromisso com nossa comunidade, que envolve, além das equipes e organização, os patrocinadores e a imprensa. Da nossa parte, esse compromisso é 100% viável, desde que as condições de saúde no país estejam estabilizadas”, completou o dirigente da Stock Car.
Os ingressos adquiridos para a etapa que se realizaria em 29 de março serão automaticamente reembolsados em seu valor integral, na próxima fatura do cartão de crédito utilizado na compra.