Coluna “De carro por aí” – Roberto Nasser

Nasser 1Coluna 3413  21.Agosto.2013

Packard V12 carroceria Dietrich, o mais na festa dos mais.

Quem foi ao gramado no. 18 do Pebble Beach Golf Links, no resort e prainha com o mesmo nome, entre Carmel e Monterey, Califórnia, apreciou entre 248 veículos expostos – 48 idos do exterior –, a evolução do mais charmoso encontro de automóveis antigos. A 63ª edição mostrou não apenas os mais referenciais do setor, – 25% por extra fronteiras -, e o desdobramento do evento em gigantesco palco gramado, elegante, expondo o futuro ao lado do passado. A grande rampa gramada, de acesso ao plano inferior do evento, vem evoluindo como exposição inclinada e, neste ano, ali 20 veículos de conceito, sinalizavam o futuro.

Aumentar o número de veículos expostos; internacionalizar PB; ampliar atrações, com ênfase em automobilia; atrair montadoras e importadoras como patrocinadores, e expositores para lançamentos e mostrar carros conceito; crescer a área expositiva; incrementar a visitação.

São as mudanças e a expansão do evento nos recentes cinco anos na gestão de dona Sandra Button. PB não é clube de veículos antigos, mas portentoso negócio, provocando e aproveitando o recordista fluxo turístico recebido pela Península, superior à etapa do mundial de Golf realizado no mesmo gramado.

Melhor

Difícil apontar o melhor dentre o apuro, o requinte e a escapada ao original, no que o jargão setorial chama de over restauration, acima da originalidade. No caso, um Packard 1108 Twelve Dietrich Convertible Victoria de 1934 saiu-se como o melhor dentre os melhores, o Best of Show. A apuração, feita por dois Juris, o Class, de especialistas em veículos antigos, considera estado e originalidade, e o Honorary, dedesigners e entendidos em automóveis com relevo internacional. Faz-se a primeira seleção, com três melhores de cada categoria. Estas incluem, além da morfologia dos veículos e sua faixa de classificação etária, e as categorias criadas de acordo com o foco do evento. Dentre os melhores em cada categoria sai o Best of Show.

Construtivamente o 1108 é automóvel com carroceria especial, aprovada pela fabricante Packard, e em seu detalhamento e construção por Raymond Dietrich permitia intervenções personalizadoras pelo proprietário. Twelve indica motor de 12 cilindros em V – par de seis emendados sobre virabrequim comum. 7.300 cm3, 160 HP.

Neste ano, em destaque institucional, LincolnSimplex, marca alemã afunilada na corporação Mercedes-Benz, remanescente em contidas 48 unidades. Outras transformadas em categoria foram Vanvooren, construtor com licença Weymann; Lamborghini e Porsche 911 comemorando 50 anos; Aston Martin, nonagenária em sua vitória em Le Mans; o mítico BMW 507, esportivo V8 dos anos ’50, com 200 unidades sobreviventes – uma de brasileiro, mas fora do país; Alfa Romeo 8C esportivo de brilho, com dupla face de carro usável nas ruas e nas corridas e das 230 construídas entre 1931 e 1939, sobrevivem 110 – 30 estavam no evento. Imaginados a US$ 7M cada – somente a linha dos Alfa 8C representavam US$ 210 milhões, uns R$ 500 milhões estacionados na grama. A novidade da exposição de motos, neste ano focou na indústria francesa pré II Guerra.

Mostra

Packard 1108 Twelve Dietrich Convertible Victoria de 1934 iniciou sinalizar possibilidade de vencer, ao se tornar o carro comentado no grande passeio de terça feira, o Pebble Beach Tour d’Elegance by Rolex, 50 km, incluindo novidadosa volta pelo circuito de Laguna Seca onde, quinta e sexta, em evento paralelo, também patrocinado pela Rolex, quase um milhar de automóveis antigos de corrida se mostram dinamicamente.

No evento, quando a neblina matinal iniciou se tornar diáfana, permitir visualizar detalhes, as linhas da carroceria especial por Dietrich, deram-lhe a láurea mundialmente cobiçada, referência importante porquanto o júri com designers europeus escolheu marca estadunidense; pelo fato de ser o segundo Best of Show conquistado pelo casal – nos EUA o hobby não é machista, mas da família –Joseph e Margie Casini III – o primeiro de seus prêmios com um automóvel dos EUA -, em 2004 ganhou com Horch 1938 853A Erdmann & Rossi Sport Cabriolet, e o fato de ter sido verdadeiramente exumado após adquirido em caixas, e 10.000 horas de serviço pela RM uma das mais acreditadas restauradoras estadunidenses.

Pelo formação empresarial da América de cima, o evento transmitiu US$ 1,277,000 (!) a entidades de caridade. Lucro, naturalmente, muito superior.

Mais

Longa lista de premiados, visível em  www.pebblebeachconcours.net, e três destaques interessantes: Museu Mercedes-Benz de Stuttgart, Alemanha, levou exemplar do primeiro esportivo da marca, o Prinz Heinrich, de 1908. Carro ganhou – não o exemplar do Museu, mas o da colecionadora Ann Buttwell; única conquista sul americana pelo argentino Federico Castillo, com Bentley 8 litres, levando a taça Montagu of Beaulieu, um dos fundadores do antigomobilismo a partir da Inglaterra. Don Castillo é dos colecionadores mais expressivos no vizinho país, fazendo questão de ter unidades de seus carros em suas lojas Etiqueta Negra.

Em 2014 o pico da semana de PB será o 17 de agosto, terceiro domingo.

Foto Legenda 01

Packard V 12, Best of Show
Foto Legenda 02

 Conjunto dos míticos Alfa Romeo 8C

Roda-a-Roda

Everest – Ford fez charme com a Austrália, levando presidente Alan Mulally, diretoria e Mark Fields, VP global de Marketing, Vendas e Serviços Ford e Lincoln, seu enfant terrible, para apresentar o Everest Concept. É utilitário esportivo, sete lugares, sobre chassi do picape Ranger. Carinho da apresentação é porque a Ford cessará operações industriais no país em 2017.

Humm, … – Com tentativa delicadeza, não se trata de referência na história do design automobilístico. Frente lembra a linha Dodge, laterais e traseira inexpressivas, a exigir revisão. Importa ao mercado brasileiro pois, como a Coluna antecipou, será construído na Argentina, de quem o Brasil é consumidor preferencial.

Crescer – Com o novo Ranger a Ford mudou posição no mercado, recuperando clientes, conquistando outros. O Everest, fácil de fazer, é para ajudar na conta – mas exige trato estético.
Foto Legenda 03
Everest. Estilo exige evolução.

Afinação – A Peugeot moldou versão única do charmoso RCZ para o mercado brasileiro. Dizem-no Cupê dos Sonhos, pois factível em seus R$ 133 mil, chaves na mão. No exterior, muito mais barato, já vendeu 50 mil unidades em 80 países. Um carro de charme.

Charme – Bem equipado, pacote de segurança, motorização 1.6 turbo, 165 cv, caixa automática 6 velocidades, exterior com a nova cara da marca, e interior tratado. Revestimento em couro com pesponto largo, como um mocassim. Lembra o Audi TT.

Novo RCZ_1

Peugeot RCZ, charmoso

Ocasião – Chinesa Chery aumenta promoção do Celer: mantém preços de R$ 35.990 versão hatch e R$ 36.990 sedã; diz fazer juro zero, entrada de R$ 18.940 para hatch e R$ 19.430 sedã, restante em 30x.

Limpa – Promoção segue a iniciada em julho, com pequeno salto de vendas, um quarto do objetivo pretendido de 500 unidades. Até 30 de setembro.

Ajeitada – A enorme quantidade de marcas, versões, o mercado preocupado com a falta de bússola para a condução econômica do país, exige promoções, reduções de preço e, no caso dos chineses sem atingir metas de vendas, promoção por preços e facilidades.

Aliás – Tendo o governo descoberto que a inflação e o dólar não se freiam sem plano, projeto e ações, claro está que o receio de descontrole econômico fará correções de preços. Em importados, especialmente. Assim, se interessado e em dúvida, seja rápido e negocie. Lembre que os carros à venda foram pagos em dólar baixo e que os revendedores querem expurgá-los. Ainda há carros 2012 O Km à venda.

Segmento – Versões com equipamentos para serviços de policiamento foram desenvolvidas pela Troller buscando aumentar seu leque de clientes que usam as boas características dos jipes para trabalho.

Promoção – Para fomentar vendas o Consórcio Nacional Honda, maior do país, novos aderentes até 15 de junho de 2014 concorrerão a cinco casas, 5 motos CB300R e 1.000 kits para motocicleta. Para marcar, faz campanha publicitária com humor.

Afim ? – Ideal para alunos, professores, interessados em mecânica e quem não quer passar vergonha deitando falação sobre o tema. Invista R$ 37,00 através do portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou 0800 28 31 322.
Automóvel explicado pela física. Uma necessidade

Foto Legenda 05

Variação – Dupla brasileira, Zé Hélio e o navegador João Dantas, aqui usuários de Mitsubishi, foi para deserto estadunidense e, com protótipo de picape com motor 1.800 Ford, de 245 cv, na categoria Sport Pro Truck ganharam a mais longa das provas, entre Las Vegas, Califórnia, e Reno, Nevada.

Apoio – Nakata, fabricante de auto peças, apoia o 13o. Rallye Internacional Classic Car Club, no RS.Entende importante o investimento. É, e tem tudo a ver, automóveis que usam auto peças + história. Outras deveriam segui-la.

Moda – Neutralizar as emissões de carbono, por compra de certificados, decidiram os organizadores do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, no Expo Center, SP, 10 a 12 de setembro. Coerente. Bandeira maior dos elétricos é, exatamente, a redução de emissões.

Museu – O da Mercedes-Benz em Stuttgart, Alemanha, um dos vencedores do prêmio Traveler’s Choice 2013”,  no portal TripAdvisor. É a maior atração da cidade, segunda como museu na Alemanha, em escolha dos visitantes nacionais e estrangeiros. Desde maio 2006, re abertura, em construção e negócio separado, mais de cinco milhões de visitas – 1/3 do exterior -, média de 71.120/ano. Mais ? www.mercedes-benz-classic.com/museum.

Gente – A Coluna é dedicada à memória do jornalista Wilson Libório de Medeiros, referência de cultura, ética, postura, coragem desmedida. Libório, exemplo para as gerações que com ele conviveram em Santa Catarina, e orgulho para o grande número de amigos, foi-se aos 76. Enguiço no marca passo.
End eletrônico: edita@rnasser.com.br           Fax: 55.61.3225.5511