Coluna “De carro por aí” – Roberto Nasser

Nasser2

 

Coluna 5014      10.Dezembro.2014                           

 

 

Revisto, melhorado, o Citroën C4 Lounge

Ano de crise no mercado, 2014 deixa marcas na Citroën. Primeira, a queda de vendas de 14%; após, uma freada de arrumação em busca do equilíbrio entre produção, vendas e lucros. Francesco Abbruzzezi, diretor geral da marca no Brasil, sintetiza a postura: o que interessa é o lucro da fábrica e do revendedor. Para faze-lo, automóveis com prazer de conduzir, ênfase na luxuosa e futurista linha DS, interação com marcas de moda para desenvolver componentes ou versões, e sinergia com a rede de revendedores, freando arroubos criativos e onerosos.

No momento o melhor retrato da Citroën nos próximos anos é o do agora apresentado C4 Lounge THP Flex. É sedã confortável em uso, espaçoso, aclamado e reconhecido pelo mercado, rolar muito agradável, vendendo médias 850 unidades/mês. Contando com opção do bom motor desenvolvido entre a PSA – holding de Peugeot e Citroën -, e BMW: 1,6 litro, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta e turbo compressor. Fazia, então, 163 cv consumindo gasálcool, passou por evolução a flex. Citroën gastou muito com mudança de componentes, incluindo o cabeçote, ganhando tratamento e metais para resistir à devastadora acidez do álcool. Para melhor resultado econômico, baixou a taxa de compressão de 10,5 a 10,2:1, mesmo assim a potência se elevou a 173 cv com álcool, e 165 cv com gasálcool – 1 cv relativamente à versão anterior. Em torque, aproximados 24 m.kgf num platô indo das 1.400 às 4.000 rpm. Faixa de potência a 6.000 rpm.

Em avaliações por 600 mil quilômetros percebeu a necessidade de incrementar a lubrificação dos mancais do turbo – o álcool na gasolina degrada o óleo lubrificante, comum a motor e turbo. Recalibrou o mapa de injeção, as reações ao acelerador para melhor adequá-lo ao país de orografia variada, asfalto áspero, e aplicou nova bomba de combustível pilotada, com pressão de 200 Bar. A inovação, da Bosch, varia a pressão de acordo com a demanda do motorista. Resultado, menos consumo e emissões.

O conjunto testava nova transmissão automática da nipônica Aisin, mais leve, com passagens mais rápidas para as 6 marchas. Pelos resultados a Citroën alongou a relação final em 11%, favorecendo a redução de consumo, sem reduzir capacidade dinâmica. Utilizando gasálcool ficou 7,5% mais econômica em relação à geração anterior. Dentro da postura mercadológica de ser carro para dar prazer de condução, aplicou o sistema ESP – um corretor eletrônico para derrapagens -, nas duas versões Tendance e Exclusive.

Do resultado, além do pioneiro rótulo de primeiro dentre os sedãs médios com injeção direta, turbo, flex.

As mudanças – ou evolução do meio ciclo -, dão-se pela surpresa contada pelo mercado. Antes projetada para representar 30% das vendas, o motor turbo fez dobrar o percentual. Agora, com 60% demandando tal propulsor, aviou-se a melhorar o conjunto. Acredita o executivo maior, vendas evoluirão das 850 unidades mensais para volume entre 1.000 e 1.200.

As duas versões tem preço em R$ 78.790 e R$ 85.490. Afim ? Compre a Exclusive. Pacote completo inclui teto e câmera de ré.

Garantia de três anos. Custos de revisão pré estabelecido.

 

Foto Legenda 01

 

Citroën C4 Lounge, revisto e melhorado

Roda-a-Roda

Descentralização – Bernd Osterloh, líder do conselho de trabalhadores da Volkswagen alemã, defende a descentralização do comando da marca, com maior poder aos gestores regionais. Argumenta pelo ânimo de superar a Toyota e tornar-se líder mundial, e prejuízos da marca nos EUA e Brasil.

Autonomia – Tomara dê certo. Sussurros na filial brasileira dizem com clareza, os problemas da marca, como queda de vendas e participação no mercado estão na fórmula alemã de controle. A parte comercial local, por exemplo, é montada com escolhas de gentes e planos realizada na matriz alemã.

Síntese – O líder dos metalúrgicos criou bandeira para sua proposta: Centralize o necessário, descentralize o possível.

Especial – Peugeot faz série especial do 308 usando denominação de seu usual agrado, Quicksilver. Apenas 600 unidades. Caminho destas intervenções é agregar acessórios e vender o conjunto por preço atrativo. No caso, R$ 63.190.

Do Peru – Para fomentar vendas Ford assumiu a representação oficial da marca no vizinho país. Por identidade cultural condução faz-se pelo presidente da Ford Argentina Enrique Alemany, também condutor de negócio Ford no Chile. Alemany se reporta ao presidente da empresa no Brasil.

Conceito – Referência da política de Globalização Tecnológica assumida mundialmente pela Volkswagen e privilegiando o Brasil, Golf mexicano em 7ª série, recebeu o pico de cinco estrelas em proteção de adultos e crianças em testes de segurança pela agência LatinNCAP.

Aqui – Premiação entregue ao dr Egon Fleischer, Vice Presidente de Desenvolvimento do Produto da VW Brasil. Ato indica, Golf 7 a ser feito no Brasil terá idênticas características.

Futuro – Apesar das perdas superando US$ 1B no mercado latino americano, Ford diz terá oito novidades industriais em 2015. Seu presidente, inglês Steven Armstrong prevê dificuldades no primeiro semestre, tentará recuperação no segundo, fechará o ano como 2014, em torno de 3,260 mil unidades vendidas.

E ? – Versões atualizadas do picape Ranger – já mostrado pela Coluna – , EcoSport, Focus, mudança tópica em Fiesta, Edge, mostrado ao início do ano em Detroit e de apresentação delongada e, crê-se, o Mustang. E duas em caminhões pequenos.

Na mesma – Francesco Abbruzzezi, número 1 da Citroën, é prático prevendo apenas em 2016 vendas iguais às de 2013. Crescimento apenas em 2017. Três anos perdidos.

Situação – As abrasões entre a GM e o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, SP, influenciando a produção, sempre foco de dúvidas quanto ao futuro, gerou consequências. Investimentos para novo sedã médio foram desviados para a Argentina. Brasil será importador. 

Phoenix – Nome da lenda grega do renascimento tem a mesma lógica da denominação das operações da Polícia Federal. No caso é renascer da GM na Argentina, desde sua volta ao país vizinho.

Cruze 2 – Ação ultrapassa o dividir produção com o Brasil, como o faz agora, mas ter produto exclusivo e, mais, produzir atualizada família de motores: bloco em alumínio, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta e turbo. 1,4 litro e 150 cv.

E ? – Transmissão de sete velocidades à frente, automática. Não será feita na Argentina e, no Brasil, teve criado espaço industrial na fábrica da marca em Joinville, SC, mas era projeto grande, para mercados regional e europeu. Este, maior cliente, em crise, fez o presidente da GM avocar e detê-lo.

DNA – Novo Cruze, como o atual, tem o DNA coreano de estilo, herdado à Daewoo, comprada pela GM para ter pé na Ásia. No mercado Outubro 2015.

Híbridos – Ford vendeu o milésimo Fusion Hybrid e por suas contas, do total detém 84%. Entrega 60 unidades/mês em principal por custar R$135 mil, sete mil sobre versão a gasolina. Consumidor mudou. Antes pessoas jurídicas, hoje 80% são de particulares preocupados com ecologia e contas. Diz, diferença de custo se paga em dois anos de uso.

Bilhão – As 147 mil unidades vendidas do Nissan Leaf atingiram 1 bilhão de km rodados, de acordo com o Carwings, sistema registrando as unidades vendidas. Fossem a gasolina teriam despejado na atmosfera 180 mil toneladas de CO2.

Zero – LatinNCAP, instituto de avaliação de segurança, submeteu o uruguaio Lifan 320 – já vendido no Brasil -, a teste de impacto. Resultado devastador: Nota Zero. É um esquife sobre quatro rodas. Que fará o governo federal sobre isto ? O Brasil não testa os carros antes de seu lançamento ao mercado. Lançou, está lançado, e se tiver problemas é com o INSS para pagar consertos pessoais, absenteísmo ao trabalho ou auxílio funeral, e o consumidor.

Foto Legenda 02

 

Lifan 320, Nota Zero no teste de segurança.


Pega
 – Encolhimento do mercado doméstico brasileiro em imaginados 8% em 2014 mostra perdas e ganhos. Fiat mantém a liderança, e briga maior é para fugir do 3º. lugar. Por enquanto GM vende 5 mil unidades a mais em relação à VW. Na prática 1% de diferença.

Valor – Se Volkswagen ficar com terceira posição, despropositada ante investimentos, lançamento do up!, atualização de motores, mudanças nas fábricas, resultado pode alterar seu processo comercial. Hoje tal área no Brasil é coordenada pela matriz, com pensar alemão, a latere do presidente local.

Fica – Bernd Osterloh, acima citado, defendeu em público renovação do contrato de Martin Winterkorn, o no. 1 da empresa. Para ele o melhor dirigente da indústria automobilística não pode ir para casa aos 69 anos. O contrato vencerá em 2016. Propõe fique até 2019, fim do ciclo de investimentos no exterior, produtos e tecnologia.

Mercado – Em caminhões disputa maior está entre MAN, líder e liderando por 600 unidades, e Mercedes-Benz, querendo recuperar negócios. MAN caiu 12% em vendas e Mercedes a metade, sinal de crescimento. Diferença é 2%.

Receio – Queda de vendas, de perspectivas, negociação com colaboradores ociosos para não despedi-los, e demora do governo com as regras do Finame PSI 2015, do BNDES, maior ferramenta de vendas, atemorizam setor. 

Freios – Para tentar reduzir acidentalidade com motos e ante iniciativa aplicada aos demais veículos, Conselho Nacional de Trânsito tornou obrigatório o uso de freios ABS, anti travamento, e CBS, harmonizando frenagem nas duas rodas. Em 2016, 10%. Até 2019, toda a frota.

Bardahl – Marca, sobrenome de Ole, seu criador em 1939, comemora 60 anos no Brasil, representada pelos Nunes Galvão – Antônio e filhos Evânio e Mário. Pioneira no aditivar gasolina e óleo lubrificante, no automobilismo apoiou a pioneira Mil Milhas Brasileiras, e início da carreira de Emerson Fittipaldi.

Volta – Participação na Fórmula 1 e categorias de base na França fizeram a Renault Brasil voltar às corridas com Fluence no Campeonato Brasileiro de Marcas. Há 50 anos a marca era usina de tecnologia de preparação, colhedora de vitórias, forno dos pilotos criando a base de presença brasileira no exterior.

Evolução – O Brasileiro de Marcas, coisa promocional, para automóveis não gera desenvolvimento de motores 2.0, padronizados, fornecidos pelo mago argentino Oreste Berta. As fabricantes de automóveis no Brasil deram o empuxo do nosso automobilismo organizado. Está na hora de se unir pela volta à competitividade e ao uso das corridas como laboratório dinâmico.

Igual – Organização de Fórmula 1 mudou regra de admissão: só após 18 anos e duas temporadas em fórmula. Cuidados com imagem de utilidade institucional. Em esforço de sobrevivência, F 1 deve mostrar-se socialmente útil, e o fato  de  jovem imberbe, sem carteira de motorista, competir na categoria mais elevada, em caso de acidente geraria questões agora evitadas.

Antigos – Seis de fevereiro, durante a imponente Retromobile, em Paris, leilão Artcurial. No programa, Ferrari 275 GTB/2, de 1966, presente do diretor Roger Vadim à atriz Jane Fonda. Catálogo em www.artcurial.com

Foto  Legenda 03

Parece GT Malzoni anabolizado, mas é Ferrari 275 GTB/2 do mesmo 1966. Estimativa em US$ 3.640M a 4.300M.

Mais – Estadunidense RM Auctions cruzou o oceano e fará leilão na mesma Paris aos 3 e 4 de fevereiro. Um de suas estrelas, Delahaye 135S de 1935, competidor nas 24 de Le Mans 1937, e ex Jean Philip Peugeot, herdeiro da marca. Valor estimado entre 1,2M 1,4M Euros.

Gente – Norbert Reithofer, alemão, CEO da BMW, promovido. Presidente do Conselho de Supervisão da empresa.  Novo titular será Harald Krueger, 49, atual diretor de produção.

 

Prêmios pelos bons resultados do Saveiro

O picape Saveiro da Volkswagen foi laureado com 4 prêmios no âmbito da imprensa especializada. Largo caminho iniciado em 1983, foi escolhido como Melhor Picape pelo prêmio Abiauto, único do setor pela associação formada por jornalistas especializados. No mesmo nível, foi eleita Picape do Ano pelo Top Car TV, grupo criado por editores programas de automóveis. Duas revistas também o escolheram como melhor no segmento, a cinquentenária AutoesportePicape do Ano 1965 -, e Car and Driver, Melhor Picape no grupo 10 Best.

É reconhecimento aos bons resultados conseguidos pelo picape pequeno da marca. Apostando no segmento a Volkswagen tem feito desenvolvimento  constante e o mais recente foi a criação da versão cabine dupla, diferenciada por conter espaço para cinco ocupantes. Outro ponto importante como ganho de melhoria no produto foi a mudança da motorização, agora o atualizado quatro cilindros, 1.600 cm3, 16 válvulas, 120 cv da família EA 211. Na prática um crescimento modular do motor de três cilindros caracterizador do modelo up!.

Além do motor o Saveiro porta freios ABS para estradas de terra, bloqueio eletrônico do diferencial e o HHC trava para arrancar em subida.

Foto Legenda 04

Saveiro, picape do ano

   edita@rnasser.com.br