Coluna do Borracha – O fio da meada

O fio da meada

 2
Vou começar a coluna dessa semana com um ditado que teve sua origem na revolução industrial, surgiu quando começaram a ser usadas máquinas para fazer tecidos com a manipulação da mão humana. Essas máquinas tinham um suporte para o rolo de fios (meada). A responsabilidade do operário era a de pegar a ponta do fio e colocar na posição que a máquina começava a puxar o rolo e fabricar o tecido. Tal função exigia concentração porque o orifício que a maquina usava para puxar o fio era bastante pequeno. Acontece que os rolos passavam um a um a uma velocidade considerável e às vezes o operário perdia o “fio da meada” por falta de concentração, cansaço ou por ficar fazendo mexericos da vida alheia com seus companheiros de trabalho.
1
Isso explica em parte o que aconteceu na pista de Aragon na MotoGP, a etapa que praticamente concentrou em Lorenzo e Marquez o campeonato de 2013. Por causa de um fio, que leva as informações do sensor do controle de tração, o Dani Pedrosa tomou o maior tombo e praticamente saiu da briga do campeonato. Houve muita polêmica, a equipe diz que um toque do macacão do Marc Marquez rompeu o condutor e provocou a queda do garoto enxaqueca. Mas é o famoso azar que ele tem desde sempre que nessas horas ajuda. A sorte de campeão não bate na porta do Pedrosa, ao contrário do Marquez que tem ela praticamente derrubando o portão.
Tirando essa conversa toda, foi uma corrida das que a gente já espera do Marc, ele geralmente tem largado mal, mas se recupera, trava duelos maravilhosos e, invariavelmente, ganha a corrida. E foi assim em Aragon, tirando o suposto toque que ele deu no Dani, o passão que impôs ao Lorenzo e a vitória que aproxima ele cada dia mais da conquista do campeonato no primeiro ano na categoria principal, um feito que nem o Valentino Rossi conseguiu. É uma questão de tempo, eu tenho dito desde julho que esse título já tinha dono e seria ele, agora, a cada etapa, vai ficando mais clara a minha previsão. E não adianta o Pedrosa dizer que o Marquez esta abusando do limite, quem quer ser campeão tem que agir assim e não ser coxinha como ele.
3
Por um fio também, mas agora no nefasto autódromo de Brasília, foi o quase acidente com o Raphael Raucci, como vocês podem ver na foto, o carro dele decolou, voou por cerca de 25 metros e depois aterrissou no que chamam de pista. Uma tremenda irresponsabilidade feita por pessoas que não conhecem técnicas de segurança em autódromos, que nunca, ao que parece, trabalharam em um evento de grande porte, pois deixar uma lombada na zebra é coisa de amador.
Vou ficando por aqui, respondendo novamente a uma dessas pessoas que poderiam mudar o automobilismo nacional, mas não o fazem por interesses outros. Um dia, essa pessoa me disse que eu não deveria falar contra a CBA por não saber o que estava acontecendo. Agora posso continuar falando contra porque sei exatamente o que eles estão fazendo, estão acabando com o esporte no Brasil.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

e-mail: coluna.site@gmail.com
follow me on twitter: @borrachatv
http://borrachatv.blogspot.com.br/