Coluna do Borracha – Por Eduardo Abbas

A chapa tá esquentando!

  podio

Sabe aquele domingo em que não vale a pena acordar cedo para ver corrida? Foi exatamente o que aconteceu no fim de semana que passou com a etapa da República Tcheca, que normalmente é muito disputada, e transformou-se em uma fila indiana de pilotos sem sangue e sem a menor vontade de conquistar qualquer coisa.
Quem levou a melhor foi o mala do Jorge Lorenzo, que apenas segurou as pontas nas primeiras voltas, foi atacado pelo Marc Marquez que, sabe-se lá porque, desistiu e administrou a vantagem que tinha para o Valentino Rossi, que vinha em terceiro. Aliás, o italiano decepcionou assim como a corrida num todo, fica claro que, quando Rossi está mal o resto entra na onda.

 

rossi
Olhando por outro ângulo, o que acontece é que as motos da Honda sofrem muito para acompanhar a Yamaha este ano. No caso de Marquez, ele não tem mais um companheiro que o force a ousar na pista, parece que o menino está meio conformado com as posições que consegue e, como não havíamos visto nos dois anos anteriores, ele vive errando demais.
Valentino ainda tentou, apesar da grande cagada que fez na largada, mas ainda assim retomou a terceira posição e chegou muito atrás do segundo colocado. Ele na verdade é a referencia de todos, ele dita o ritmo da corrida e praticamente define o resultado, dependendo sempre da sua boa performance. Mesmo sendo o mais velho na pista, os outros não conseguem ter a mesma capacidade de organizar a festa como ele.
A maior (para mim sempre foi!) decepção é o Dani Pedrosa. Já está correndo como ex-piloto, mesmo justificando que estava com o pé machucado, ele não teve a menor chance de sequer de ser páreo para as Ducati. No fim da corrida ele teve alguns momentos bons, mas veja, ele anda na equipe oficial da Honda desde sempre, nunca conquistou nada na MotoGP que pudesse aboná-lo como um grande esportista, e este ano, que a equipe está passando por dificuldades técnicas, ele simplesmente desapareceu. Acho que já passou da hora dele se aposentar e virar comentarista de alguma TV a cabo na Espanha.
O resultado foi meio que como a Fórmula 1, os que largaram na frente chegaram à frente nas mesmas posições do grid, quem tem moto melhor pula algumas posições, mas quem se vira pra não cair, acaba fazendo número. Com isso, o Lorenzo acabou empatando com o Valentino nos pontos e agora partem juntos para decidir a parada nas 7 últimas etapas do campeonato, mas foi osso, o espanhol só conseguiu chegar agora, com mais da metade do campeonato disputado.

 

hamilton

 

No fim de semana os carros estão de volta, a Fórmula 1 em Spa-Francorchamps, na Bélgica, e os americanos no trioval de Pocono. Na pista européia, Hamilton deve ampliar o domínio que tem sobre Rosberg e o resto, afinal o traçado ajuda muito pilotos da categoria dele e principalmente as Mercedes. Já na Fórmula Indy, aguarda-se uma real definição antes da rodada de pontuação dobrada, ou alguém arranca e atropela Montoya e companhia bela, ou o colombiano vai festejar. É esperar pra ver e na semana que vêm eu volto pra contar tudo!

 

Beijos & queijos
Email: coluna.site@gmail.com
Siga-me no twitter: @borrachatv