São 280 cv de potência, 380 Nm de torque máximo e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Estes números impressionantes são da ultima novidade da Audi para o mercado nacional. O novo Audi S3 Sportback cinco portas já está sendo vendido por R$ 205,5 mil nas concessionárias da marca.
O motor de quatro cilindros do Audi S3 Sportback foi totalmente reprojetado. A única característica em comum com o seu antecessor são os 1.984 cm³ de sua cilindrada. A potência de 280 cv está disponível a 5.500 rpm; o torque máximo de 380 Nm está constantemente disponível entre 1.800 e 5.500 rpm. O alto desempenho do motor de quatro cilindros responde imediatamente aos desejos do condutor e possui sonoridade bastante esportiva. Quando o sistema Audi Drive Select está em modo Dinâmico, a potência do motor é também sublinhada acusticamente.
O propulsor 2.0 TFSI fornece energia e eficiência exemplares graças às muitas novas tecnologias, que vão desde a injeção dupla com sistema Audi Valvelift a um coletor de escape integrado à cabeça do cilindro para gerenciamento térmico.
Equipado com a transmissão S tronic de seis velocidades, a aceleração do Audi S3 Sportback é feita em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O sistema Launch Control (controle de largada) fornece a potência de motor necessária nas acelerações para trechos com deslizamento de pneu.
As marchas menores da transmissão estão bem espaçadas para o desempenho esportivo, enquanto a sexta marcha reduz o consumo de combustível. As trocas de marchas da dupla embreagem automatizada pode ser controlada através de shift-paddles no volante multifuncional e oferece os modos automáticos D (drive) e S (sport), além do manual.
Equipado com tração permanente e integral quattro e embreagem multi-disco redesenhada, o veículo pode acelerar mais rapidamente e com segurança ao sair das curvas, além de ser dinâmico e estável em todas as condições, mesmo na chuva.
O eixo dianteiro está 52 milímetros deslocado mais à frente que no modelo anterior e o motor 2.0 TFSI também ficou cinco quilos mais leve que seu antecessor, além da inclinação posterior de 12 graus.
Em adição a uma suspensão sofisticada e à suspensão esportiva S, que rebaixa a carroceria em 25 milímetros, a distribuição de carga por eixo (59% a 41%, da dianteira para a traseira) e a nova direção progressiva contribuem significativamente para uma condução mais dinâmica.
A vantagem da direção progressiva é que os movimentos do volante determinam a relação final de direção, o que resulta em características de estabilidade e neutralidade, além de precisão excepcional durante a condução esportiva e facilidade nas manobras de estacionamento. Basicamente, com o sistema progressivo, em velocidades mais baixas o giro do volante aumenta o ângulo de abertura da roda e diminui o esforço do motorista. Já em velocidades mais elevadas, o movimento do volante é menos sensível para o exterço das rodas.
O novo Audi S3 Sportback vem equipado com rodas de 18 polegadas (7,5 J x 18) e pneus 225/40, com baixa resistência ao rolamento – o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Os freios de 340 milímetros de diâmetro nos discos dianteiros trazem pinças pintadas em vermelho e o logo S. O modelo vem ainda com freio de estacionamento eletromecânico, que comanda o eixo traseiro, e controle de estabilização eletrônica (ESC) de nova geração.
O sistema Audi Drive Select, de série, altera as características do pedal do acelerador eletrônico, do câmbio S tronic e a relação da direção progressiva. Ao apertar uma tecla, o condutor especifica se estes sistemas devem operar em modo Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência de consumo e Individual.
A tecnologia de construção leve também contribui significativamente para o desempenho esportivo do Audi S3 Sportback. O carro de cinco portas pesa 1.445 kg – 70 kg menos que o modelo anterior. A maior parte desta redução de peso vem da carroceria.
Entre os itens de conforto e conveniência, o novo S3 Sportback se destaca por vir equipado de série com sistema de som Bang & Olufsen, rádio MMI Plus com sistema de navegação, Audi Music Interface, Bluetooth, bancos dianteiros esportivos em couro Napa Fina ajustáveis eletricamente, volante esportivo multifuncional em couro com shift-paddles, ar condicionado digital automático de duas zonas e teto solar panorâmico “Open Sky”. Já entre os itens de segurança, além do drive select e da direção dinâmica, o modelo esportivo do A3 cinco portas traz também airbags frontais para motorista e passageiro, airbag de joelho para o motorista e airbags laterais dianteiros de cabeça, controle de pressão de pneus, faróis bi-xênonio, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop e suspensão esportiva.