Com retoque ‘caipira’

Felipe Montoya Bueloni, 36, começou como estagiário e atualmente é um dos designers da Volkswagen, que assina o design exterior da oitava geração do Volkswagen Golf. A paixão por desenho e por carrinhos começou ainda na infância. Para incentivar o filho, os pais de Felipe Montoya o matricularam, quando tinha 8 anos de idade, em uma escola de arte aos 8 anos de idade, onde ficou até os 15 anos. O designer diz ter herdado a paixão pelo automobilismo do pai, Neto Bueloni, que corria em karts e amante de Fórmula 1 e Indy.

Aos 17 anos, Felipe Montoya começou a cursar Engenharia Civil, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde soube do curso de Design voltado para automóveis em outra universidade. Após um tempo, optou pelo design, especificamente o de automóveis, e no terceiro ano do curso, decidiu participar do Concurso de Design promovido anualmente pela Volkswagen do Brasil. Montoya conseguiu ficar entre os 10 primeiros classificados, porém apenas os três primeiros conseguiram estágio.

Em 2006, com tema “Qual é o Próximo Sedan Volkswagen?” participou novamente e ficou em primeiro lugar, iniciando no ano seguinte estágio de um ano no Volkswagen Design Studio, em São Bernardo do Campo. Quando estava na metade do estágio, conseguiu a posição de designer de exteriores e, em 2009 chegou ao “Brazilian Corner” na sede da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha. Para quem foi para ficar, inicialmente, três meses, o designer piracicabano teve um de seus esboços selecionado para alguns projetos, como o Gol G6 e o Novo Fox. Desde então, Felipe Montoya está há mais de 10 anos na Alemanha.

Foi trabalhando em Wolfsburg que Felipe conheceu Oliver Stefani. Hoje chefe de design da Skoda, Stefani era o chefe de design exterior na época. “Ele foi importante para meu progresso, pois me colocou para trabalhar em uma equipe liderada pelo também brasileiro Marco Pavone. Ele tinha vários projetos em mãos, como a reestilização do VW Up! que seria produzido no Brasil”, conta. (com a A Tribuna Piracicabana)