Confira as dicas para manutenção dos carros durante a quarentena

 

Neste momento de pandemia, no qual as pessoas estão ficando mais paradas em casa, assim como seus meios de locomoção, há necessidade de mais cuidados com os automóveis e motocicletas. Para saber o que fazer, pegamos algumas dicas sobre os cuidados para evitar danos em automóveis parados na garagem com o CESVI Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária. Segundo o analista técnico da entidade, Pedro Alves, os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente. O desgaste da bateria torna-se o ponto mais sensível nessas situações. Mas vamos às dicas:

Limpeza interna: com um pano úmido, tire a poeira do painel e, até mesmo, o acúmulo de sujeira entre os bancos. Assim, dificulta-se a entrada de insetos;

Limpeza externa: é importante para preservar a pintura do veículo. Utilize sabão neutro e certifique-se de que removeu por completo todo o sabão aplicado na carroceria. Em seguida, passe um pano de microfibra para não aranhar a pintura.

Bateria: não é recomendável apenas ligar o carro na garagem. O ideal é movimentar o automóvel como um todo, porque todas as peças do conjunto serão movimentadas e trabalhadas ao mesmo tempo;
Se a bateria tem predisposição de descarregar e fica muito tempo desligada, nessa situação, ficará danificada por completo.

Outra dica é não acionar a trava elétrica e o alarme, se o veículo estiver em um lugar seguro. Esse tipo de acessório consome carga de bateria, mesmo que seja mínimo.

Conjunto: rode com o carro, no mínimo uma vez por semana, por 20 minutos. Dessa forma, poupa-se seu desgaste e de diversas peças que compõem o veículo, como mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras;

Abastecimento: quando a gasolina fica muito tempo parada pode perder a sua proporção, principalmente, se o veículo ficar exposto ao sol, enquanto o etanol tem durabilidade de resistência um pouco maior na sua octanagem. Orienta-se não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não perde muito a sua proporção e não entupirá os bicos, por exemplo.

Pneus: o ideal é ultrapassar a calibragem em 20% a 30% do usual de cada veículo. Assim, se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar. Outra dica importante é movimentar o veículo na garagem se houver espaço, dessa forma não cria um acúmulo de peso em uma só posição dos pneus;

Proteção: colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, nesses casos, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas. É preferível deixar o veículo na sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol.