CPFL inclui BMW i3 na frota de elétricos

BMW i3

A CPFL Energia, grupo privado que atua no setor elétrico, incorporou o BMW i3 à sua frota de veículos elétricos, totalizando 16 unidades, utilizados para desenvolvimento de pesquisas e estudos na área de mobilidade elétrica.

A escolha do modelo foi feita para a realização de testes de carregamento de carros elétricos em energia corrente contínua, pois, diferentemente dos modelos de outras montadoras, o BMW i3 usa uma tecnologia de plug, denominada CCS tipo 2, que dispensa o uso de inversor no interior do veículo para converter a corrente elétrica de alternada para contínua. As principais vantagens deste tipo de tecnologia é que o recarregamento se torna mais rápido e pode ser feito em eletropostos que só operam em corrente alternada.

BMW i3De acordo com dados da BMW do Brasil, o BMW i3 tem autonomia de 160 quilômetros (km). Isso pode ser estendido para até 300 km graças a uma tecnologia exclusiva chamada “range extender”. Trata-se de um pequeno gerador movido a combustão que produz a eletricidade que será armazenada na bateria do veículo, ampliando a sua autonomia. 

“Com a incorporação do BMW i3, buscamos ampliar o nosso entendimento sobre a percepção que o cliente tem a partir da experiência de dirigir o veículo elétrico, ao mesmo tempo em que aumentamos a exposição e o interesse público para o projeto Emotive”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

Atualmente, a CPFL possui sete Renault Kangoo para o transporte de cargas e três Renault Zoe, dois Renault Fluence, um BYD e6 e dois Think para o uso urbano. Ao todo, os veículos já rodaram mais de 200 mil km em viagens pela Região Metropolitana de Campinas e para a cidade de São Paulo desde o início do projeto, em 2013. 

A CPFL Paulista conta com seis eletropostos em Campinas (em frente à sede da CPFL, na área externa do posto de serviços automotivos da Bosch, no Centro de Convivência de Campinas, no Shopping Iguatemi, no Taquaral – Portaria 5 e na Avenida Aquidaban- em frente ao Hotel Ibis) e um ponto e Jundiaí, no Posto de Serviços da Rede Graal, na Anhaguera. A expectativa é de ampliar o número de eletropostos em operação para até 25 ainda nesta fase do projeto.  

Para usar os eletropostos, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio junto à equipe do Programa de Mobilidade Elétrica pelo e-mail mobilidade.e@cpfl.com.br, informando nome, telefone, modelo e placa do carro. Um cartão para ser usado nos equipamentos poderá ser retirado na sede da CPFL, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino.