Dia 13 acabam as inscrições para as Mil Milhas Históricas

Jaguar XK 120

 

Falta pouco tempo para o encerramento das inscrições para o 4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que será disputado de 23 a 28 de junho por carros clássicos fabricados entre 1919 e 1980, passando por estradas pouco movimentadas e vias abertas que fizeram nossa história no interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Serão cinco dias inteiros de competição de regularidade, com velocidades cronometradas (50 km/h até 80 km/h), largando e chegando no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP).
“A procura inicial foi grande e já temos a confirmação de 40 duplas inscritas. Como normalmente o brasileiro deixa tudo para a última hora, pode ser que nestes próximos 10 dias atingiremos o limite máximo de participantes, que é de 50 duplas, porque nesta semana estamos recebendo várias consultas”, acredita Eduardo Lambiasi, diretor da prova.
O motivo de otimismo para o restaurador e responsável pela competição é que duas semanas atrás o MG Club promoveu gratuitamente em sua sede o “Curso de Navegação em Rallye”, para novatos e experientes em provas de Regularidade, e a maioria dos 36 participantes ainda não se inscreveu. Além disto, no último final de semana foi realizado um encontro na loja Universo Marx, e novos interessados no rallye surgiram.
“Se toda a curiosidade demonstrada se concretizar em inscrição, vai faltar vaga. No entanto, o número de inscritos que já temos é suficiente para realizarmos uma bela prova. Se tivermos mais adesões, a competição e integração entre os participantes ficará ainda mais bonita”, completa Lambiasi.
Três provas já foram realizadas Na primeira edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras a prova foi vencida pela dupla gaúcha Rogério Franz e Mário Nardi, com Triumph TR4 (1962), seguidos da Mercedes-Benz 500SL (1980) de Henrique Thielmann e Lucas Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka com Mercedes-Benz 350 SL (1973). Em 2012 a vitória ficou com a dupla mista carioca Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), seguidos de Christian De Rey e Fred Macedo, com Corvette (1963) e Franz/Nardi desta vez em terceiro. Na terceira edição os gaúchos Rogério Franz e Mário Nardi voltaram a vencer, daquela vez conduzindo um Mercedes-Benz 350 SLC 1973. Repetindo o mesmo resultado de 2012, na segunda posição ficou o paulista Christian Pons Casal de Rey, ao lado de seu irmão Thiago, com Corvette 1963. Após lideraram os três primeiros dias, Carlos Alberto Sousa/Laurival Calçada, com Mercedes-Benz 350 SL 73, acabaram em terceiro. Como nas provas anteriores, várias duplas estrangeiras estarão participando. Concorrentes de Portugal, Itália, Alemanha e França já estão inscritos. As maiores equipes até agora contam com cinco carros, formada no Rio Grande do Sul com a participação da dupla ganhadora de duas edições – Rogério Franz e Mário Nardi -, e de Brasília mais uma vez o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet participa com um time de cinco carros.
O Rallye 1000 Milhas Históricas faz parte do calendário mundial da FIVA- Federação Internacional de Veículos Antigos, e está regido pelas regras da FIA-Historic. A participação de motocicletas clássicas segue a regulamentação da Comissão de Motocicletas da FIVA, que trabalha em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e com a FIA (Federação Internacional do Automóvel). Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de junho, na Secretaria do MG Club do Brasil, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h, pelo e-mail secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065.