Dicas de segurança para quem quer viajar de carro

Viajar de carro pode ser uma aventura prazerosa, no entanto, antes de pegar a estrada é preciso planejar e se preparar. Não basta apenas arrumar as malas e embarcar numa jornada sem destino. É preciso ter em mente que a segurança deve estar em primeiro lugar. Não se deve deixar que imprevistos atrapalhem as suas férias e acabe com a diversão. Seguir algumas dicas e conselhos é essencial.

Atenção com a mecânica do automóvel

Não importa se o carro é novo ou velho, qualquer modelo pode estar sujeito a falhas mecânicas. Por isso, antes de seguir viagem o motorista deve ter vários cuidados. Levar o automóvel numa rede autorizada ou num profissional confiável para efetuar uma boa revisão na parte mecânica e elétrica é praticamente obrigatório.

É preciso ter especial cuidado em itens de segurança como fluido de freio, luzes de alerta e até mesmo o limpador de para-brisas. Além disso, é necessário fazer o balanceamento, pois ele interfere na segurança e também no desempenho do automóvel como um todo.

O estado dos pneus deve ser verificado e a mesma preocupação vale para o estepe, que precisa estar sempre em bom estado e calibrado corretamente. É preciso conferir as ferramentas como macaco hidráulico e chaves de boca para uma possível troca de pneus na estrada.

Cuidados com a segurança dos filhos

A maioria das famílias tem filhos. Se esse é o seu caso, o cuidado com a segurança deve ser ainda maior. O transporte de crianças em automóveis foi regulamentado por lei e, a partir de 2010, vários itens são obrigatórios, como o bebê conforto e os assentos de elevação.

No primeiro caso o uso é obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, para transportar bebês de até um ano de idade. O bebê conforto só pode ser colocado no banco de traseiro do veículo e virado para trás. A criança deve estar acomodada e presa com cinto de segurança. Já crianças maiores, com idades de até 7 anos e meio, deve também ser transportadas no banco traseiro com o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação.

Escolha o destino e planeje a rota

Dependendo do destino escolhido e da estação do ano, as estradas podem estar intransitáveis, devido à temporada, chuvas ou até mesmo a neve, se for uma viagem internacional. Dessa forma, o ideal é traçar uma rota e procurar o caminho mais curto e viável. Escolher a época do ano mais propícia é fator primordial para garantir a segurança da família toda.

dicas viagem


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0