DPaschoal: na vanguarda da sustentabilidade

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Próxima de completar sete décadas de existência, a DPaschoal não freia sua capacidade de empreender. Plenamente consolidada no mercado onde é reconhecida pela excelência no atendimento aos seus clientes e por estar seriamente comprometida com o respeito ao meio ambiente, a empresa acaba de implantar em suas lojas o programa denominado Eco Control.

A novidade, mais uma iniciativa que traduz a filosofia de ser sustentável que a DPaschoal faz questão de praticar em toda sua rede, nada mais é do que um programa que rastreia o destino dado aos pneus e baterias retirados dos veículos dos clientes. “Ao final do processo, o cliente recebe um certificado que atesta o destino final e ambientalmente correto que é dado aos equipamentos”, explica Eliel Bartels, gerente de Engenharia do Grupo DPaschoal.

Além de contribuir para evitar o acúmulo de lixo no planeta, a DPaschoal, ao desenvolver o Eco Control, reafirma seu propósito de influenciar e incentivar o consumidor a ter atitudes que preservem o meio ambiente. Desta maneira, a empresa estabelece um elo de confiança com o cliente. “Por isso praticamos o ‘Medir e Testar Antes de Trocar’, que possibilita o uso de toda a vida útil do equipamento. Todo o processo entre as partes (empresa e cliente) se torna mais transparente”, reitera Bartels.

Já aplicado em 90% das lojas do País, o programa Eco Control contribui para o aumento significativo de pneus reciclados. Para assegurar a destinação correta dos pneus, a DPaschoal mantém uma parceria com a Mazola Ambiental, especialista na gestão de resíduos e que é a responsável pela tarefa. Parte da sucata é destinada para composição da massa asfáltica utilizada na pavimentação de rodovias e também para a produção de tapetes de borracha, entre outros. Cerca de 80% dos pneus retirados são considerados inservíveis e alimentam fornos de cimentaria, especialmente voltados a garantir o destino final de diferentes resíduos.

SUSTENTABILIDADE

Além do Eco Control, o Grupo investe há 25 anos em equipamentos exclusivos e serviços diferenciados no mercado automotivo, oferecendo um diagnóstico claro ao consumidor e realizando a troca somente quando necessário. Esta política oferece além de um conhecimento sobre sustentabilidade, uma nova visão do cliente sobre o que consome, sendo que um diagnóstico mal feito pode acarretar em uma compra desnecessária e um descarte incorreto. O Economia Verde, programa instituído há 10 anos, recolhe 600 toneladas de materiais recicláveis por ano, com itens como pneus, sucatas ferrosas e não ferrosas, lâmpadas, baterias, raspa de pneus, papel, papelão, plástico, óleo, filtros de óleo e outros.

Para colocar em prática grande parte de suas ações ambientais, a DPaschoal conta com o apoio do Centro de Treinamento Técnico e Inovação (CTTI) que mantém em quatro de suas sedes, e também em uma estrutura móvel. Além de servir como formador de mão-de-obra, o CTTI ajuda a definir a estrutura funcional de cada uma das mais de 170 lojas da DPaschoal espalhadas pelo Brasil.

No CTTI do Jardim do Lago, em Campinas, é possível encontrar todos os equipamentos que a DPaschoal disponibiliza em suas lojas. São monitores de TV que exibem informações diversas relacionadas ao andamento dos serviços prestados, o que contribui para a eliminação do uso do papel. “O CTTI reflete com precisão a estrutura diferenciada de nossas oficinas e também permite testes de tecnologia e dos serviços que prestamos, contribuindo na formação e no aperfeiçoamento profissional de nossos técnicos e mecânicos”, explica Bartels.

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A chamada Revisão de Segurança que a DPaschoal oferece aos clientes é mais um programa que a empresa aperfeiçoa sistematicamente nos CTTIs. O serviço vai além de meramente checar os itens de segurança do automóvel. Realizada por uma equipe capacitada, com equipamentos de última geração que medem, testam e avaliam o desgaste dos pneus e peças do veículo, o serviço fornece um resultado do que precisa ou não ser trocado. “Tudo na revisão é feito dentro do conceito do ‘Medir e Testar Antes de Trocar’, o que é possível graças aos inúmeros recursos técnicos de que dispomos e que permitem uma avaliação segura dos itens a serem checados.”

Com base nas informações apuradas durante a revisão e com extremo respeito ao compromisso de ‘Medir e Testar Antes de Trocar’, a DPaschoal se sujeita espontaneamente a ser avaliada pelos clientes valendo-se de uma ferramenta chamada de NPS. Com ela, a prestadora de serviço busca saber o grau de satisfação do consumidor após a retirada do veículo de suas oficinas.

“O trabalho é feito entre o segundo e o décimo dia após a conclusão da revisão”, conta Bartels. Vale destacar ainda que o resultado da revisão fica registrado no sistema da DPaschoal, e na hora que precisar trocar uma peça, uma equipe entra em contato para avisar o cliente. A revisão ainda pode ser acompanhada online pelo cliente.

Outro objetivo do CTTI é o de gerar tecnologia para a rede de oficinas do Grupo DPaschoal, assim como para o mercado. Para tanto, a empresa gera conteúdos, como vídeos técnicos, que podem ser acessados por profissionais independentes ou até mesmo de outras corporações. “Temos ainda um canal no Youtube que ajuda na disseminação de nosso conhecimento”, observa o gerente.