EcoBoost 1.0 leva o ‘Oscar’

motor

 

 

O Ford EcoBoost 1.0 foi eleito o “Motor Internacional do Ano 2015” na categoria pelo quarto ano consecutivo, como reconhecimento à sua tecnologia inovadora voltada para o desempenho e economia. Considerado o “Oscar” dos motores, o prêmio avalia os motores com base nos quesitos de dirigibilidade, desempenho, economia, requinte e tecnologia, com um júri formado por 87 jornalistas automotivos de 35 países.

“O motor EcoBoost 1.0 mudou o jogo nos motores pequenos a gasolina e estamos orgulhosos por ele continuar a ser o melhor da classe, apesar do número crescente de concorrentes”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. “O espírito de inovação que nos ajudou a criar esse motor continua vivo e tem nos ajudado a desenvolver novos motores”, completa.

A tecnologia EcoBoost desenvolvida pela Ford combina injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas variável para gerar a mesma potência de um motor maior, com a economia de um bloco pequeno. A construção em alumínio também contribui para reduzir o peso e favorece o desempenho.

Na Europa, um em cada cinco veículos Ford vendidos em 2014 foram equipados com motor EcoBoost – na linha Fiesta, a relação é de quase dois em cada cinco. Disponível em versões de 100 cv, 125 cv e 140 cv, o EcoBoost 1.0 é produzido nas fábricas da Ford em Colônia, na Alemanha, e em Craiova, na Romênia, e hoje está disponível em 72 países.

Motorização de sucesso ao redor do mundo, já conquistou também o Prêmio Paul Pietsch Internacional de 2013, o Troféu Dewar do Royal Automobile Club da Grã-Bretanha e, nos Estados Unidos, o prêmio Revelação da revista Popular Mechanics. “O motor EcoBoost 1.0 da Ford continua sendo um dos melhores exemplos de downsizing”, disse Dean Slavnich, editor da revista Motor Technology International, promotora do prêmio. “Este fantástico três cilindros mostra que ainda há um caminho a percorrer para o motor de combustão interna.”