F Truck define a pole neste sábado

F truck

A definição da quinta pole position da temporada da Fórmula Truck acontece neste sábado à tarde nos 3.145 metros do traçado do Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Norte do Paraná. A briga por largar na posição de honra começa no primeiro treino livre, marcado para às 8 horas. O segundo, que tem início programado para às 9h30 e também terá 45 minutos de duração, define a ordem de entrada na pista na definição do grid da corrida deste domingo às 13 horas.
Com a inversão dos posicionamentos do final do terceiro treinamento livre, os pilotos entram um a um com direito a uma volta rápida cronometrada. O último no treino entra em primeiro e o mais veloz será o último. Aí, os oito mais velozes retornam para a pista, a partir das 15h30, para o Top Qualifying, que definirá a pole position. Todos também terão direito a uma volta rápida sozinhos na pista. O pole ganha um ponto de bonificação.
Até agora nas quatro corridas Felipe Giaffone marcou duas poles (Santa Cruz do Sul e Curitiba), David Muffato foi o mais veloz em Campo Grande e Paulo Salustiano terminou na frente em Goiânia. A liderança do Campeonato Brasileiro é de Diogo Pachenki, que tem 161 pontos e é seguido de perto por Felipe Giaffone (152) e por Paulo Salustiano, o terceiro colocado e ganhador da corrida de Goiânia, com 113. David Muffato tem 109, Alex Fabiano 96 e Débora Rodrigues 93 pontos.

Sistema de pontos

As corridas são divididas em duas fases, cada uma distribuindo 25 pontos ao ganhador, o que totaliza 50. Além disso, três pontos de bonificação também estão em jogo. Um pela pole position, que é definida no sábado à tarde, e mais um para quem fizer a volta mais rápida em cada fase. Os outros pontos são divididos em cada uma das duas fases da seguinte forma: o segundo colocado fica com 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Para pontuar o piloto tem de completar pelo menos 75% das voltas do vencedor.

 

Instituto Cafu

A Fórmula Truck também tem dado especial atenção às crianças carentes, tanto que em todas as etapas promove o Truck Kids que nas sextas-feiras é reservado para a garotada de escolas da periferia das cidades por onde a categoria passa. Todos os torcedores que adquirirem qualquer tipo de ingresso (arquibancada, paddock, VIP ou Camarote Torcedor) e derem uma contribuição de R$ 2 entram num sorteio para dar volta rápida no caminhão da Fórmula Truck, que será guiado por um piloto profissional. Esse dinheiro arrecadado será doado ao Instituto Cafu, mantido pelo capitão da seleção brasileira pentacampeã de futebol. O Instituto Cafu fica no bairro do Jardim Irene, na Zona Sul da capital paulista. Os doadores também concorrerão a bolas e camisetas autografadas pelo ex-jogador