Falta de limpeza no ar condicionado do automóvel pode causar crises alérgicas nos meses frios

Manutenção do ar é sempre uma boa pedida nos meses frios

Pouca gente sabe, mas crises alérgicas devido a contatos diretos com ácaros e poeira podem estar acontecendo dentro do automóvel devido à falta de manutenção adequada no sistema de ar condicionado. A maioria das pessoas costuma fazer a limpeza do ar somente no verão, quando o uso será mais frequente, porém, quem sofre com rinites e alergias pode piorar ainda mais nos meses mais secos do ano, mesmo sem ligar a refrigeração.

Para minimizar esse desconforto tão comum em motoristas de todas as idades, Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil – rede de franquias de serviços automotivos, que possui mais de 60 unidades espalhadas pelo país – dá algumas dicas de como cuidar corretamente do ar condicionado e minimizar as alergias.

– Em primeiro lugar, nunca esquecer que a limpeza do ar condicionado de automóveis tem validade apenas de 6 meses, portanto não adianta fazer a manutenção somente no verão, quando ele será mais usado.

– Quando for fazer a limpeza, o motorista deve pedir a troca do filtro de ar e verificar se o centro automotivo aplicou a vaporização interna com produtos contra bactérias e fungos.

– Pedir sempre a verificação das correias e eficiência do sistema, sempre a cada limpeza.

– Mesmo nos meses frios, o ideal é ligar de vez em quando o ar condicionado para não acumular poeira no sistema.

seco comum tanto no outono quanto no inverno. Vale ressaltar, no entanto, que quando o motor está ligado, mas o sistema de refrigeração não está em funcionamento, a proliferação não acontece.

“O custo médio de uma limpeza e revisão do sistema de ar condicionado do automóvel é de R$ 110,00 para carros populares. Para os importados, o custo pode ser um pouco maior”, explica Antonio César.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0