Fiat amplia a opção do Dualogic Plus em sua linha

A nova transmissão Dualogic Plus acaba acaba de ser incorporada  também aos modelos Fiat Novo Palio Essence 1.6 16V, Novo Palio Sporting 1.6 16V e Grand Siena Essence 1.6 16V. O novo câmbio ainda oferece duas novas funções: Creeping e Auto-Up Shift Abort, que se somam às funções Manual, Auto Down, Kick Down e Sport, proporcionando mais conforto, segurança e  desempenho.

Após diversos estudos que levaram em consideração usuários de carros automáticos, os engenheiros da Fiat reajustaram toda a calibração do sistema, tornando o Dualogic Plus mais eficiente que o Dualogic original. As trocas de marchas estão mais confortáveis e harmoniosas com as rotações do motor e com o nível de exigência de potência imposto pelo condutor naquele momento. Ou seja, se a performance requerida for moderada, as trocas serão extremamente suaves. No entanto, caso o cliente deseje mais potência, o sistema irá buscar velocidade, com trocas mais rápidas e esportivas. O Dualogic entende a necessidade do motorista e ajusta o tempo das trocas de marchas para cada situação.

Com a nova função Creeping, a versão Plus proporciona manobras muito mais confortáveis e seguras, já que o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o condutor acione o acelerador, como em qualquer modelo automático convencional. Para tanto, o câmbio deve estar posicionado em primeira marcha ou ré (caso a manobra seja uma baliza, por exemplo), no modo manual ou automático. Assim que o motorista retira o pé do freio, o sistema Creeping do novo Dualogic Plus movimenta o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio, sem se preocupar com o acelerador.

O sistema Dualogic Plus identifica a intenção de manobra do motorista (porta fechada, marcha engatada, sem pressionar os pedais de freio e acelerador) e exige da central eletrônica do motor uma força extra (que pode chegar aos 3,5 kgfm de torque), sem que o cliente tome qualquer atitude. Além do conforto, isso representa mais segurança, já que não há a necessidade do motorista controlar a potência do motor. Este comando é feito eletronicamente pelo Dualogic Plus. Este “torque extra” é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.

Outra melhoria do sistema, apontada pelo fabricante, é a função Auto-Up Shift Abort. O sistema é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência, garantindo uma retomada de velocidade mais eficiente.

O câmbio Dualogic  equipa os carros da Fiat há cinco anos. Entre o mix de mercado, em média, 40% dos veículos vendidos sai de fábrica com este câmbio, o que comprova boa aceitação entre os consumidroes da marca. Lançado com o Stilo Dualogic, a tecnologia traz o conforto de um câmbio automático sem perder a eficiência no consumo de combustível, o desempenho e o prazer de dirigir, já que Dualogic oferece oções de trocas manuais ao comando do motorista.

Agora com o Novo Palio e Grand Siena a Fiat aumenta o acesso ao câmbio Dualogic Plus, que pode ser encontrado também na lista de opcionais dos veículos Fiat Bravo, Linea, Idea, Punto, Palio Weekend e Strada.