Fiat Panda comemora 30 anos de sucesso

O modelo de Fiat Panda comemora 30 anos desde o seu lançamento e mais de seis milhões de unidades vendidas. É sem duvida um dos maiores sucessos de um city car em todo o mundo.
O enorme sucesso do modelo na Europa, e principalmente na Itália, tem muito a ver com o seu estilo jovial, dinâmico e bom espaço interno para um modelo do seu porte.
Em 2004, depois de vários prêmios, o Panda ganhou o titulo de “Carro do Ano 2004”, eleição realizada por vários veículos de comunicação da Europa e foi a primeira vez que um modelo desse segmento, ganha a honrosa e importante premiação. O Fiat Panda é um marco da indústria automotiva mundial. Além do conceito e projeto inovador, o modelo foi o primeiro carro do segmento a ter tração nas quatro rodas, em 1983; em 1986, foi também o primeiro do segmento a ter motor a diesel e em 1990, a dispor de uma versão elétrica. Em 2004, dois Panda 4×4 fizeram um passeio audacioso: começando em Katmandu, no Nepal e terminando num acampamento numa base de tecnologia no monte Everest, o Panda se tornou o primeiro carro pequeno a chegar à altitude de 5,200 metros. A única modificação efetuada pela engenharia da marca italiana foi adaptar o motor à gasolina do local.

Um fato curioso: enquanto, há 30 anos, um empregado comum italiano tinha que economizar nove9 meses do seu salário bruto para comprar um Panda (3, 700,000 liras italianas), hoje, precisam apenas seis meses.
O Fiat Panda foi a base do próximo lançamento da Fiat Automóveis, no Brasil, o Uno, que chega no inicio de Maio.