A Fiat, uma das empresas automotivas mais antigas e com um legado espetacular na história da indústria mundial, foi fundada na Itália em 1899. Chegou ao Brasil em 1973, com o início da fábrica em Minas Gerais, onde seria a partir de 1976 produzido o 147. Denominado hoje de Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, vai comemorar 50 anos em 9 de julho de 2026.
Para marcar essa comemoração a marca vai lançar um modelo completamente novo e mais cinco novos produtos até 2030. Segundo a empresa italiana, é um ponto de virada no portfólio da Fiat no mercado nacional.
“Temos muito orgulho da história construída pela Fiat do Brasil. Nos próximos anos, vivenciaremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias”, celebra Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.
Novo Panda
Um dos cinco modelos prometidos pela marca Fiat até 2030, o Panda, modelo tradicional no mercado europeu, deve ser o mais relevante. O modelo chega em 2026 e vão marcar os 50 anos da marca italiana no Brasil. Sucessor do Uno, campensíssimo de vendas no Brasil e no mundo, o Panda, o compacto tem design moderno e atraente. Externamente, além do design, o modelo tem como destaque os faróis de LED em formato Pixel e rodas de 17 polegadas.
O interior, com dimensões semelhantes ao Argo, conta com padronagens coloridas e materiais reciclados e acompanha a modernidade do design externo. Na Europa, o Panda é oferecido em várias versões: elétrica, híbrida leve e com motor a combustão 1,2 litro turbo. Na versão brasileira, deverá ser adotado o motor que já equipa alguns modelos da marca, o 1,0 Firefly.




