Ford anuncia a exportação do motor Sigma para a América do Norte

A Ford anunciou hoje que a nova família de motores Sigma, cuja produção está sendo iniciada na fábrica de Taubaté, em São Paulo, além de atender o Brasil e a América do Sul será exportada para a América do Norte, onde vai equipar a nova geração do Ford Fiesta, na versão 1.6 L I-4. Com isso, o Brasil dá continuidade à tradição de abastecer a América do Norte com motores de quatro cilindros de alta qualidade, duráveis e econômicos, com volume e escala.

“É um grande reconhecimento para o Brasil ter os seus motores escolhidos para abastecer um dos mercados mais exigentes do mundo, equipando um novo produto que tem importância estratégica para os negócios da Ford nos Estados Unidos”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. “

Para a produção da nova geração de motores, que está alinhada à estratégia global da marca, a Ford realizou um investimento de R$600 milhões na ampliação do Complexo Industrial de Taubaté. O primeiro veículo a utilizar a família Sigma na América do Sul é o Novo Focus, equipado com a versão 1.6 Flex desenvolvida no Brasil.

Na América do Norte, o motor Sigma brasileiro vai impulsionar o novo Ford Fiesta 2011, que sinaliza a entrada agressiva da marca no segmento de carros compactos na região. Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas independente (Ti-VCT), ele é projetado para maximizar tanto a economia de combustível quanto o desempenho.

O motor Sigma 1.6 traz a tecnologia de correia flexível, que elimina a necessidade pré-tensionador. Além de funcionamento silencioso e durável, ela contribui para a redução do peso e economia de combustível. O uso de materiais de baixo peso e alta eficiência térmica é outro fator quer favorece a eficiência do motor. Ele é produzido com bloco, cabeçote e pistões de alumínio e tem coletor de admissão feito de composto, com projeto desenvolvido para otimizar o torque em baixas rotações.

A versão que vai equipar o Ford Fiesta 2011 na América do Norte desenvolve 120 cv e 147,8 Nm de torque.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0