Ford comemora um ano do motor Sigma no Brasil

A Ford comemora este mês o primeiro ano de produção dos motores Sigma no Brasil, nova família global que equipa o Focus e o New Fiesta, campeões de dirigibilidade na categoria. Primeiro flex com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o Sigma une a forte tradição mundial da Ford no desenvolvimento de motores com a tecnologia brasileira da aplicação bicombustível.
A família Sigma é produzida no complexo industrial da Ford em Taubaté, no interior paulista, que recebeu um investimento de R$600 milhões e praticamente dobrou a sua capacidade de produção com a construção de uma unidade totalmente nova. Considerada a fábrica de motores mais moderna do Brasil, e uma referência no mundo, ela utiliza o estado da arte em equipamentos e adota um sistema de produção que prioriza a qualidade e a eficiência.
Sua linha de montagem, com 1 km de comprimento, é a maior em extensão da América Latina e, além de alta produtividade, oferece flexibilidade de adaptação para novos modelos. Entre outros equipamentos de última geração, conta com centros de usinagem formados por máquinas de quatro e cinco eixos e modernos testes de performance para garantir a qualidade dos processos de manufatura.
Entre esses avanços estão a realização de teste a frio em 100% dos motores Sigma, com economia de combustível e mais confiabilidade, equipamentos de usinagem flexíveis que permitem a produção de diferentes modelos de motores na mesma linha e sistema de rastreabilidade das peças usinadas por radiofrequência, garantindo o histórico completo de cada motor desde a peça bruta.

Plataforma global

Leves, duráveis, econômicos e com baixo nível de ruído e emissões, os motores Sigma 1.6 produzidos em Taubaté, nas versões Flex e gasolina, equipam o Focus montado na Argentina e o New Fiesta montado no México para os mercados da América do Norte e do Brasil.
O motor Sigma é produzido hoje em três fábricas em três continentes – Brasil, Inglaterra e Índia –, com plataforma global. Além do Focus, ele equipa a minivan C-Max, o utilitário Kuga, o Volvo C30 e o Mazda 3 vendidos na Europa e outros mercados.