A Ford está oferecendo a sua tecnologia patenteada de cinto de segurança inflável para outras empresas e indústrias, incluindo as concorrentes do setor automotivo. O licenciamento tem como objetivo incentivar a adoção do equipamento, que contribui para aprimorar a segurança dos passageiros dos automóveis. A tecnologia pode ser aplicada também em outros meios de transporte, como helicópteros, aviões ou barcos, inclusive de uso militar.
No uso diário, os cintos infláveis funcionam como os cintos comuns. Em uma colisão, eles se abrem sobre o tronco e o ombro dos ocupantes, ajudando a distribuir as forças de impacto em uma área até cinco vezes maior que um cinto convencional. A distribuição da pressão em uma área maior reduz seu impacto sobre o peito, além de ajudar a controlar os movimentos da cabeça e do pescoço.
O cinto de segurança inflável atualmente é disponível para os passageiros laterais do banco de trás nos modelos Ford Explorer, Flex e Fusion, além da futura F-150 e dos modelos Lincoln MKT e MKZ.
Compartilhando tecnologia
A Ford também disponibiliza para licenciamento muitas outras tecnologias patenteadas. Na área de segurança, alguns exemplos são:
- Controle de estabilidade anticapotamento (Roll Stability Control™) – o sistema monitora continuamente o movimento do veículo e sua relação com a pista com um conjunto de sensores, aplicando os freios e reduzindo a potência do motor automaticamente para ajudar a evitar uma potencial situação de capotamento;
- A tecnologia “modo de sobrevivência”, introduzida nas viaturas policiais Ford Police Interceptor, alerta e protege os agentes da lei de abordagens inesperadas por trás do veículo;
- O sistema de aviso de uso do cinto de segurança (Ford’s Belt-Minder®) dispara um som persistente para lembrar o motorista e foi apontado pela administração nacional de segurança do trânsito e pelo instituto das seguradoras dos Estados Unidos como um fator de aumento de uso do equipamento;
- O sistema de alerta de “nível de atenção” do motorista atua com base na análise estatística de informações da pista coletadas pela câmera dianteira do veículo e suas mudanças de direção. Se o nível de atenção calculado cai abaixo de certo patamar (potencialmente causado pelo cansaço), dispara alertas visuais e sonoros no painel.