Ford é a segunda no ranking mundial

Após toda a crise do mercado mundial e em especial dos Estados Unidos, a Ford Motor Company, a unica das grandes americanas que não pegou dinheiro emprestado com o governo, aparece em segundo lugar no ranking mundial. Mesmo com todos os recall´s, a Toyota ainda é a líder. O balanço do ranking mundial de vendas de veículos automotores, de fevereiro último, o destaque fica para a Ford Motor Company que chegou à segunda posição na classificação das montadoras que mais venderam automóveis e comerciais leves em todo o mundo. Nas vendas internacionais, o desempenho da Ford superou a Volkswagen que caiu para a 3ª posição. Os dados são da Jato Dynamics do Brasil, empresa líder em fornecimento de informações automotivas. Outro destaque é a sétima posição da Hyundai. O desempenho da Ford, em relação aos veículos vendidos no mesmo mês de 2009, apresentou crescimento da ordem de 22,4%, enquanto que a empresa coreana subiu 17,2%.

Os números de fevereiro de 2010:

Marcas Fev 09 Fev 10 Variação
1 TOYOTA 280.069 326.533 16,6%
2 FORD 206.502 252.695 22,4%
3 VOLKSWAGEN 219.894 227.463 3,4%
4 CHEVROLET 154.867 213.244 37,7%
5 HONDA 174.353 195.732 12,3%
6 NISSAN 159.352 186.497 17,0%
7 HYUNDAI 117.882 138.193 17,2%
8 FIAT 115.291 124.609 8,1%
9 WULING 67.838 91.928 35,5%
10 SUZUKI 76.082 91.599 20,4%

Brasil já é sétimo

Em relação ao ranking dos países produtores de automoveis, o Brasil ficou na sétima colocação, atrás de China, Estados Unidos, Japão, Itália, Índia e França, com a Itália alcançando a primeira colocação no mercado europeu, com a Alemanha caindo para a oitava posição no ranking mundial.

O mercado demonstrou forte recuperação no segundo mês de 2010, comparado com o mesmo período do ano passado. As vendas de automóveis e comerciais leves apontam, como destaque, o crescimento dos países do BRIC: China (58,8%), Índia (36,7%) e Brasil (10,4%), com exceção da Rússia, que teve queda de 29,3%.

Outro destaque é a participação da Wuling, nono lugar e única chinesa no ranking. A Wuling mantém uma joint-venture com a General Motors para a fabricação e vendas dos veículos do grupo norte-americano na China.

No mercado da América do Sul, o Brasil mantém a liderança disparado. Ascensão em vendas somente na Bolívia, Argentina, Brasil e Peru. Os demais países do quadro abaixo tiveram quedas expressivas em seus respectivos mercados internos.

SOBE  ▲ Fev 09 Fev 10 Variação %
BOLÍVIA 333 452 35,7%
ARGENTINA 37.210 42.993 15,5%
BRASIL 191.316 211.296 10,4%
PERU 4.113 4.142 0,7%
DESCE ▼ Fev 09 Fev 10 Variação %
EQUADOR 7.643 4.866 -36,3%
VENEZUELA 13.323 9.046 -32,1%
PARAGUAI 678 504 -25,7%
COLÔMBIA 13.380 10.395 -22,3%
CHILE 14.356 12.644 -11,9%
URUGUAI 1.552 1.394 -10,2%