Ford é premiada por emprego de tecnologias móveis

A Ford foi premiada como a empresa que fez a melhor transição dos sistemas tradicionais para as plataformas móveis na Global Mobile Internet Conference, o evento mais importante dessa área na Ásia. O reconhecimento, entregue no dia 7 deste mês (maio), se deve ao sistema SYNC, tecnologia de conectividade embarcada desenvolvida pela marca em parceria com a Microsoft, que permite a conexão com telefone celular e dispositivos digitais por comandos de voz.

Segundo os organizadores, o sistema SYNC e o programa AppLink – que faz a interface do aparelho com aplicativos de smartphones – vão mudar substancialmente a forma como as pessoas utilizam serviços móveis e produtos dentro do carro. A Ford é a primeira fabricante de automóveis e também a primeira empresa de um setor tradicional da indústria a receber o prêmio.

A Ford é a única montadora presente no evento que reúne líderes de empresas globais de internet e mobilidade, empreendedores e “startups” da Ásia e outras partes do mundo. O estande exibe um Ford Focus ST e permite aos visitantes testar o sistema SYNC e o SYNC AppLink.

Mais de 5 milhões de veículos já foram equipados com o SYNC desde o seu lançamento em 2007. Com o aumento da oferta do equipamento na Ásia e na Europa, a projeção é que ele esteja presente em mais 9 milhões de veículos até 2015.

A estratégia da Ford de usar uma plataforma aberta para a conexão com dispositivos móveis ajudou o SYNC a se destacar na indústria. Além da facilidade de uso, ele possibilita o aprimoramento contínuo da experiência do usuário. E, diferentemente de outros sistemas de conectividade móvel, não dá acesso aos registros de contato do usuário sem que o telefone esteja conectado, garantindo alto nível de privacidade.

O objetivo da Ford é oferecer uma experiência integrada de uso de smartphones a bordo, incluindo comandos de voz e por teclas e a exibição de informações na tela do veículo. Essa integração é feita por meio do famoso Software Development Kit, que permite aos desenvolvedores de aplicativos para smartphones modificar os programas existentes e trabalhar com o reconhecimento de voz do SYNC. O kit está disponível no site www.developer.ford.com.

A liberação do kit ajudou a Ford a criar uma ligação mais aberta e colaborativa com as comunidades de desenvolvedores de aplicativos, equipamentos eletrônicos e dispositivos sem fio. O objetivo é criar uma experiência de conectividade mais inteligente e segura dentro do carro com os dispositivos móveis que os consumidores têm e adoram.