Ford Edge recebe a classificação “Top Safety Pick”

 O Ford Edge 2011 recebeu o “Top Safety Pick”, classificação máxima de segurança do Insurance Institute for Highway Safety, entidade ligada às seguradoras dos Estados Unidos, um reconhecimento ao alto nível de proteção que o veículo oferece para os seus ocupantes. A Ford é a única marca a contar com 10 veículos classificados com o “Top Safety Pick” no mercado norte-americano, o que mostra a liderança de sua linha de produtos no aspecto de segurança.
Para receber o Top Safety Pick, o veículo precisa passar pela aprovação em testes de impacto frontal, lateral e traseiro, além de avaliação de resistência do teto, e também oferecer controle eletrônico de estabilidade.
O Ford Edge vendido na América do Norte é o mesmo que está presente no Brasil. Lançado no final de 2010, o novo Ford Edge lidera o segmento de crossovers médios nos Estados Unidos, com 18% das vendas.

Tecnologias

Suas tecnologias de assistência ao motorista, como a câmera de visão traseira e sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado, têm encontrado forte aceitação dos consumidores.
O veículo vem equipado com sistemas que ajudam a prevenir acidentes, desde simples arranhões no para-choque em estacionamento a colisões em alta velocidade, alertando o motorista. No caso de um impacto, também oferece uma série de barreiras e dispositivos para proteger os ocupantes.
Na parte estrutural, o Edge conta com uma construção sólida, projetada para absorver as energias de impacto. As barras que cobrem as laterais, de para-choque a para-choque, e os pilares frontais (pilares A) são projetados para direcionar essas energias para longe dos passageiros.
Cerca de metade dos aços usados na célula de sobrevivência da carroceria são de ligas de alta resistência, com boro, para aumentar a resistência e reduzir o peso. Quando um acidente é inevitável, o Ford Edge conta com um conjunto de bolsas infláveis para proteger os ocupantes: dois airbags frontais de duplo estágio, dois airbags laterais e dois airbags de cortina para os passageiros da frente e de trás.
Os cintos de segurança possuem pré-tensionadores e um sistema de gerenciamento de energia com ajuste de altura para os bancos da frente. O crossover traz também tecnologias exclusivas de segurança e assistência ao motorista.
Uma delas é o piloto automático adaptativo, que reduz a velocidade do veículo de acordo com as condições de tráfego e mantém uma distância pré-selecionada entre os carros. Oferece também o alerta de colisão com suporte de frenagem, que ajuda a reduzir a velocidade, carrega automaticamente os freios e acende uma luz vermelha no painel e um sinal sonoro para ajudar o motorista a frear mais rapidamente quando detecta uma colisão iminente.
O sistema de monitoramento de pontos cegos funciona com sensores que avisam sobre a aproximação de veículos pelas laterais e também se há tráfego cruzado ao sair de um estacionamento de ré. Além disso, conta com sistema de monitoramento de pressão dos pneus e sistema MyKey, que permite configurar o veículo para limitar a velocidade, o volume de som e impede a desativação dos seus sistemas de segurança.