Toyota e o Ford Focus são líderes mundiais em vendas

autowp
A JATO Dynamics do Brasil divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no primeiro semestre de 2013. A China, em primeiro lugar, ultrapassou a marca de 9 milhões de carros vendidos no semestre, com crescimento significativo de 18,4% se comparado ao mesmo período de 2012. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 7,6%, e o Japão, na terceira colocação, com um queda de 8,1% em relação ao ano anterior.
Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil subiu para a quarta posição em comparação ao ano de 2012 com aumento de 4,6% nas vendas no acumulado de janeiro a junho. A Alemanha agora em quinto lugar obteve resultado negativo de 8,1% nas vendas do semestre em relação ao ano anterior. Os dois países pertencentes ao grupo BRIC, Índia e Rússia, ficaram na sexta e sétima colocação com redução de 7,9% e 5,7%, respectivamente. Invertendo as posições com relação ao primeiro semestre de 2012, a Grã Bretanha subiu para a oitava posição com crescimento de 10,1%, enquanto que a França, ainda sofrendo com a crise econômica, obteve queda 10,9% se comparado ao mesmo período do ano passado. O Canadá entrou novamente para a lista dos 10 maiores mercados no mundo, deixando a Itália de fora, apresentando aumento de 2,3% nas vendas.
* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.

Modelos mais vendidos

O modelo mais vendido no mundo no primeiro semestre de 2013 foi o Ford Focus, com 523.904 unidades vendidas e muito aceito na China e EUA. Preferido pelos americanos e canadenses, o modelo F-Series foi o segundo veículo mais vendido globalmente se incluirmos esta categoria. Na terceira colocação está o Hyundai Elantra – conhecido na Coreia como Avante – com crescimento significativo de 32,3% se compararmos o mesmo período de 2012. O Chevrolet Cruze foi o quarto modelo mais vendido e seu mercado principal foi a China e os EUA. O Volkswagen Passat ou Magotan como é chamado na China, ocupou a quinta colocação do ranking.
O veículo chinês Sunshine Series perdeu várias posições apresentando queda de 45,1% em relação ao ano anterior, se posicionando na sexta colocação. Apesar de ser o segundo modelo mais comercializado nos EUA, o Toyota Camry apareceu em sétimo lugar no ranking mundial. O primeiro colocado em vendas na Alemanha, o Volkswagen Golf, segue logo abaixo na oitava posição, a frente do Volkswagen Jetta e Ford Fiesta, em nono e décimo lugar, respectivamente.

Desempenho das marcas

A Toyota fechou o primeiro semestre de 2013 na liderança em vendas mesmo com queda de 2,1% se comparado ao ano passado. A Volkswagen segue em segundo lugar com aumento de 8,5% nas vendas. Logo em seguida vêm a Ford e a Chevrolet com aumento de 10,5% e 2,5% no acumulado de janeiro a junho se comparado a 2012, respectivamente.
*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.