Ford investe “pesado” nos modelos híbridos

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A Ford tem registrado sucessivos aumentos de vendas de seus modelos híbridos no mercado norte-americano e bateu um novo recorde no segundo trimestre do ano, com 24.217 unidades. Esse volume representa um expressivo crescimento de participação no segmento, que subiu para 16% no semestre – um ganho de 12 pontos porcentuais sobre 2012.
Atualmente, mais de 60% dos clientes dos modelos híbridos da Ford vêm de outras marcas. “Os consumidores estão reconhecendo a liderança em tecnologia e economia de combustível dos nossos híbridos”, diz Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing, Vendas e Serviços da Ford e Lincoln. “Eles estão contribuindo para o crescimento de volume e participação da Ford e têm atraído novos clientes para a marca também em regiões que não são mercados tradicionais de híbridos.”
A Ford oferece hoje seis opções no segmento de elétricos nos Estados Unidos. Eles incluem os híbridos Ford Fusion Hybrid, Ford C-MAX Hybrid e Lincoln MKZ Hybrid, os híbridos plug-in (recarregáveis na tomada) Ford Fusion Energi e Ford C-MAX Energi e o exclusivamente elétrico à bateria Ford Focus Electric.
O Fusion Hybrid é o sedã mais econômico da categoria na América, com um consumo estimado de 20 km/l – e também figura como o campeão de economia na classificação do Inmetro/Conpet no Brasil, onde será lançado brevemente. O Focus Electric também é um dos mais eficientes do segmento, com consumo equivalente combinado de 44,6 km/l.

 Investimento

O desenvolvimento dos carros híbridos é uma das bases do plano de sustentabilidade da Ford para ser líder em economia de combustível. No ano passado, a marca investiu mais de US$355 milhões no projeto, engenharia e manufatura de componentes chaves para a sua linha de veículos elétricos.
Agora, anunciou um investimento adicional de US$50 milhões em pesquisa e instalações para dobrar a sua capacidade de teste de baterias, que vai acelerar em 25% o desenvolvimento de veículos elétricos. Além disso, está contratando 200 novos engenheiros elétricos para projetos de engenharia de transmissões, baterias e sistemas de controle, incluindo um novo sistema híbrido de tração traseira.