O downsizing dos motores (propulsores menores, sem perda de performance, maior economia e com redução de emissão de poluentes) já é uma realidade também nos Estados Unidos – fato comprovado por diversos veículos expostos no Salão do Automóvel de Nova York, encerrado no último domingo (01/05).
Atração no estande da Ford, o Taurus 2013 de 4 cilindros também foi uma das atrações do salão: pelo desenho, inúmeras inovações mecânicas e de conforto e, principalmente, pelo seu motor 2.0 EcoBoost a gasolina que integra um turbocompressor BorgWarner com injeção direta e gera 240 cv (torque de 34,5 kgfm). No Taurus 2013, este motor faz 13 km por litro de combustível, o mais econômico da categoria, segundo a Ford.
O turbocompressor do motor EcoBoost do Ford Taurus 2013 é um K03 com turbina e coletor de escapamento em chapa de metal, já fornecido pela BorgWarner para o Ford Mondeo e Ford Focus. Destaque-se que, quando do lançamento dos motores SCTi Ecoboost, este fabricante de turbos foi selecionado como seu único fornecedor para os motores 4 cilindros a gasolina 1.6 e 2.0 litros.
Destaque-se, também, que no lançamento dos motores EcoBoost, a Ford projetou que, até 2013, 90% de seus veículos terão motores de tamanho reduzido, turbinados e com injeção direta. E afirmou que a tecnologia alcançada com estes motores melhora, sem perda de desempenho, a economia de combustível em 20% e diminui, significativamente, o índice de CO² expelido pelo veículo.
A BorgWarner Brasil já produz o turbo K03, utilizado nos motores EcoBoost, em sua fábrica localizada em Campinas, interior de São Paulo. Caso a Ford decida trazer este motor, para aplicação nos veículos fabricados no país, a empresa está apta a fazer o devido fornecimento.