Ford vai vender carros elétricos na Europa

C-MAX-Energi_10
A Ford anunciou que vai oferecer três veículos elétricos no mercado europeu até 2014, complementando a sua linha de carros com motores a gasolina e diesel. No ano que vem, a marca vai lançar o híbrido plug-in C-MAX Energi e o Mondeo Hybrid, além do Focus Electric que começou a ser produzido agora na Alemanha.
“A Ford está utilizando a sua experiência global para produzir uma linha de veículos elétricos que dá amplo poder de escolha aos consumidores”, diz Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. “Os consumidores europeus dão muita importância ao meio ambiente e os veículos elétricos são vistos cada vez mais como um meio de equilibrar essa preocupação com a posse responsável de um veículo.”
A Ford é a fabricante com o segundo maior número de modelos híbridos no mundo. No ano passado, ela quadruplicou a sua participação no mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos, onde vendeu este ano cerca de 46.000 unidades até junho – um aumento de mais de 400% comparado ao ano passado.
Há exatos 100 anos, a Ford produziu seu primeiro veículo elétrico: uma versão elétrica do Modelo T. O projeto conjunto de Henry Ford e Thomas Edison para criar um “automóvel elétrico barato e prático” foi inviabilizado pela tecnologia limitada das baterias da época. Hoje, a marca oferece uma das linhas mais completas usando essa tecnologia.

Opções

O Focus Electric conta com um motor elétrico de 142 cv e atinge velocidade máxima de 137 km/h. Sua bateria de íons de lítio, de 23 kWh, pode ser recarregada em cerca de 3 a 4 horas e tem autonomia de 162 km.
O C-MAX Energi, primeiro híbrido plug-in de produção em série da Ford, deve gerar emissões de menos de 50 g/km de CO2, com uma autonomia de 30 km usando somente eletricidade. Sua bateria de íons de lítio de alta voltagem (7,6 kWh) pode ser recarregada em menos de 3 horas.
O Fusion Hybrid combina um motor de combustão interna com motor elétrico a bateria. O motor elétrico é usado para mover o veículo até a velocidade de 136 km/h. O motor a combustão entra em funcionamento em velocidades maiores e para recarregar a bateria. Ele será lançado na Europa como Mondeo Hybrid, com um consumo abaixo de 22 km/h e emissões de CO2 de menos de 99 g/km.
O Focus Electric e o C-MAX Energi plug-in fazem parte do projeto de pesquisa “colognE-mobil”, da cidade de Colônia, na Alemanha, cujo objetivo é criar um padrão de infraestrutura para veículos elétricos nas cidades alemãs.

Pesquisa

            Uma pesquisa patrocinada pela Ford mostra que a maioria dos europeus se preocupa com o meio ambiente e considera a mudança climática o maior problema do mundo hoje. A pesquisa feita com 6.000 pessoas em toda a Europa revela também que muitas estão inseguras sobre como adotar um estilo de vida mais sustentável e considera os veículos elétricos melhores para o meio ambiente.
A pesquisa foi realizada pela “The Futures Company”, empresa de consultoria líder de mercado, para entender melhor a opinião e as atitudes do público sobre questões da mobilidade. Os resultados mostram que:

  • 72% acreditam que os veículos elétricos são melhores para o meio      ambiente;
  • 54% acreditam que a mudança climática é hoje o maior problema a ser      enfrentado no mundo;
  • 52% afirmam que sua vida seria impossível sem um carro;
  • 38% estão incertos sobre como adotar um estilo de vida      ambientalmente consciente;
  • 28% considerariam comprar um veículo elétrico; e
  • 23% querem mudar seu padrão de mobilidade no futuro para torná-lo      mais sustentável.