Foton Daimler chega para atender demanda das mineradoras

Fotos podium Velopark 2013 019
A atividade mineradora tem uma estreita ligação com a história do Brasil. Desde o período colonial até os dias de hoje, a mineração sempre teve importância significativa na economia nacional. Nos últimos anos, acompanhou o crescimento econômico do País e, atualmente, responde por generosa fatia do Produto Interno (PIB).
Diante dessa realidade, a atividade passa a exigir cada vez mais implementos que garantam alta produtividade e que atendam plenamente as exigências peculiares do setor. Por isso, a Foton do Brasil lança no mercado nacional o Foton Daimler, um supercaminhão para aplicação exclusiva em atividade mineradora. E o seu lançamento não poderia ser melhor do que na Exposibram, a maior feira da indústria da mineração no Brasil.
Produzido na China pela Foton Daimler Automotive, o caminhão vem para o Brasil no sistema CBU e é um veículo 6×4 para 75 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Com uma caçamba de 24,5 m3, com ângulo de basculamento de 40 graus, chassi e trem de força excepcionalmente robustos, o Foton Mining Truck é um veículo comprovadamente indicado para assegurar o aumento da produtividade no transporte de minérios. O Foton Daimler impressiona ainda pela capacidade para 52 toneladas líquidas de carga.
O trem de força do Foton Daimler traz especificações impressionantes. O motor Weichai (WD618.42Q) de 420 cv, produz um torque equivalente a 160 quilos. A sintonia precisa do propulsor com a transmissão Fast (10JSD220A) manual, de 10 marchas à frente e duas à ré, possibilita uma condução segura mesmo em terrenos acidentados, comuns nas áreas de mineração. A velocidade máxima é de 50 km/h.
A boa dirigibilidade  e o conforto para o condutor são assegurados por itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica, assento com suspensão pneumática, volante ajustável, além de completo painel de instrumentos.  A suspensão dianteira  é de feixe de molas longitudinais, 13 lâminas, amortecedor telescópico de dupla ação e barra estabilizadora. Já a traseira é com feixe de molas em “Tanden” com 14 lâminas.
Diferente de modelos de outras marcas que são adaptados para a mineração, o Foton Daimler foi desenvolvido especialmente para a atividade. Por isso, ele é capaz de transportar mais toneladas em cada viagem em comparação com os caminhões rodoviários adaptados. O Foton Daimler se destaca ainda pela economia de combustível. O tanque de combustível tem capacidade para 380 litros e a autonomia é para 600 quilômetros.
A Foton Motors do Brasil, empresa do Grupo Mater, possui a licença da Beiqi Foton Motors Co. Ltd., montadora chinesa, para a produção e comercialização em todo o território nacional das suas linhas de veículos comerciais. A Beiqi Foton possui  acordos de cooperação técnica e comercial com a norte-americana Motores Cummins e com a alemã Daimler AG, com quem desenvolveu a parte mecânica do modelo.

Serviço
15ª edição da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) e do Congresso Brasileiro de Mineração
Data: 23 a 26 de setembro de 2013
Local: Centro de Feiras e Convenções de Minas Gerais – Expominas, Belo Horizonte
Horário: 13h às 21h