Fundação Volkswagen amplia programa educacional

Brincar 1

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 34 anos, leva o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” para um total de três cidades na Bahia, Paraíba e Espírito Santo, a partir deste mês (fevereiro). Nesses municípios, está sendo oferecido um total de 240 vagas para educadores e de 2.500 vagas para alunos. De 2011 a 2013, o “Aceleração da Aprendizagem” atendeu 2.772 alunos e 584 educadores em Resende (RJ) e em outras quatro cidades do Espírito Santo.
A iniciativa marca a chegada da Fundação Volkswagen à Bahia, ampliando para 12 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Até 2013, 11 Estados já haviam recebido programas da Fundação Volkswagen, que trabalha com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. São eles: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
“A cada ano, a Fundação Volkswagen fortalece o compromisso da Volkswagen do Brasil com a sustentabilidade, trabalhando pela melhoria da qualidade da educação pública e pelo desenvolvimento social de comunidades. Temos prazer de continuar transformando vidas, ajudando a promover um futuro melhor para muitos brasileiros”, disse o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa.

Municípios beneficiados

Na Bahia, o “Aceleração da Aprendizagem” oferece um total de vagas para 900 alunos e 80 educadores na cidade de Simões Filho.  A formação com os professores que vão atuar nas classes de aceleração teve início na segunda-feira (17 de fevereiro) na cidade baiana.
Na Paraíba, são oferecidas vagas do programa para 900 alunos e 80 professores de João Pessoa; a formação de professores na capital paraibana terá início neste mês. É a primeira vez que esse projeto é oferecido no Estado, que já é atendido pela Fundação Volkswagen por meio de outro projeto: o “Pró-Educar Brasil”, que proporciona, em parceria com a rede de concessionárias Volkswagen, bolsas de estudos para formação universitária de 30 professores da rede pública paraibana que ainda não possuem diploma de cursos em nível superior. O “Pró-Educar Brasil” também beneficia 50 educadores do Ceará.
Ainda em fevereiro, o “Aceleração da Aprendizagem” abre vagas para 700 novos alunos e 80 professores da cidade de Aracruz, no Espírito Santo. Esse Estado já conta com o “Aceleração da Aprendizagem” desde o ano passado, quando começou a beneficiar 2.333 alunos e 496 educadores da rede estadual de ensino nos municípios de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha; sendo que esses continuarão sendo beneficiados pelo projeto em 2014.
O programa estreou em Resende (RJ), em 2011, onde foi realizado até 2012, atendendo 439 alunos e 88 educadores de escolas públicas da rede municipal.