Fundação Volkswagen comemora 36 anos

ViewImage

A Fundação Volkswagen comemorou no dia 13 de novembro seu aniversário de 36 anos de trabalho em prol de um futuro melhor para comunidades brasileiras. Responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, a Fundação Volkswagen oferece dez projetos sociais (sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social). Em 2015, ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em seu histórico de atuação: chegou ao Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sergipe, além dos que já haviam sido atendidos: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Neste ano, a Fundação Volkswagen lançou o projeto “Aprendendo com Arte”, que forma educadores da rede pública para disseminar conhecimentos sobre artes de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em aula e visitando espaços culturais. O “Aprendendo com Arte” tem duas versões: on-line – oferecida na Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen – e outra semipresencial, oferecida para 120 professores de Cariacica (ES) e Aracaju (SE), marcando a chegada da Fundação ao Sergipe; a previsão é que esses conhecimentos sejam multiplicados para, pelo menos, 3.600 alunos.

Entre os materiais didáticos do “Aprendendo com  Arte” estão livros e itens multimídia, incluindo o “Caderno Arte + Educação”, produzido por especialistas em arte e educação. O caderno também foi disponibilizado para Secretarias Municipais de Educação do Brasil e está na “Plataforma do Letramento” para leitura e download. O “Aprendendo com Arte” é um desdobramento de outro projeto da Fundação Volkswagen, o “Aprender na Pinacoteca”, que beneficiou 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté, onde a Volkswagen do Brasil tem fábricas, além de São Paulo.

O projeto “Entre na Roda”, que forma educadores e voluntários para atuarem incentivando o gosto pela leitura, também teve novidades neste ano: oficinas inéditas de formação on-line, totalizando 400 vagas, na “Plataforma do Letramento”. Em 2015, a versão presencial do “Entre na Roda” também estreou nos novos Estados atendidos: Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul. O projeto é oferecido pela Fundação Volkswagen desde 2003 e já disponibilizou, até 2014, 5.969 vagas para mediadores, beneficiando indiretamente 677.640 pessoas, em 304 cidades, de Alagoas, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

“A Fundação Volkswagen tem a missão clara de transformar vidas e ajudar a construir um futuro melhor para comunidades brasileiras, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade do ensino público. Neste ano, a Fundação Volkswagen ampliou ainda mais sua abrangência: chegou a cinco novos Estados brasileiros, totalizando agora 18 já atendidos. Também lançou os cursos on-line, que permitem uma atuação sem fronteiras”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

“Para fortalecer seu trabalho, a Fundação Volkswagen mantém parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). Essa atuação em conjunto tem a meta de implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Dos dez projetos da Fundação Volkswagen, três são de Desenvolvimento Social (Costurando o Futuro, Volkswagen na Comunidade e Instituto Baccarelli) e sete de Educação (Aceleração da Aprendizagem, Aprendendo com Arte, Brincar, Entre na Roda, Jogo da Vida em Trânsito, Plataforma do Letramento e Pró-Educar Brasil). Os projetos educacionais beneficiaram na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceram formação continuada a 18 mil educadores da rede pública. Os de Desenvolvimento Social atenderam mais de 28 mil pessoas.

Compromisso com a segurança, educação e cidadania no trânsito

Promover segurança, educação e cidadania no trânsito é outro trabalho da Fundação Volkswagen por meio do projeto “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”, que neste ano recebeu a chancela do Ministério das Cidades – Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) como importante ferramenta educacional para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões de mobilidade e segurança. Com a chancela, o programa se firmou como uma das referências sobre educação para o trânsito no País. Com foco na formação do condutor consciente por meio do game educativo “Autópolis” e de roteiro de aulas para professores, o “Jogo da Vida em Trânsito” já beneficiou 17 mil alunos e 564 professores em 46 cidades do Amapá, Piauí e São Paulo. O projeto também conta com a plataforma on-line “JVT na rede” (http://www.jvt.org.br), para uso em aula, na qual o game pode ser acessado.

Neste ano, a Fundação Volkswagen também firmou parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e ofereceu a oficina on-line “Jogos pela mudança: Aprenda a criar!”, como parte da programação oficial da Semana Nacional de Trânsito 2015. No curso, os mais de 500 participantes aprenderam a desenvolver jogos de educação no trânsito.