Fundação VW amplia parceria na Bahia

VW Instituto

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, ampliou o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” na Bahia. O projeto chega às cidades de Lauro de Freitas e Dias D’Ávila, onde são oferecidas um total de 660 vagas para alunos e 99 vagas para educadores. O programa teve início no estado em 2014, beneficiando 1.223 alunos e 145 educadores nos municípios de Simões Filho e Camaçari.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na manhã de hoje, 19/5, na Faculdade Unime, em Lauro de Freitas (BA), e contou com a presença do vice-prefeito de Dias D’Ávila, Geraldo Requião; do secretário de Educação de Dias D’Ávila, Marcelino Teodoro Vidal de Almeida; do secretário de Educação de Lauro de Freitas, Marcelo Abreu; da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; da coordenadora do projeto Aceleração da Aprendizagem no Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Luzia Suely Bernardi, entre outras autoridades dos municípios beneficiados.

“A Fundação Volkswagen investe nesta iniciativa porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. O projeto ‘Aceleração da Aprendizagem’ oferece formação aos educadores para que desenvolvam um trabalho intensivo com seus alunos de forma individual, respeitando suas particularidades e extraindo seu melhor potencial, evitando a evasão escolar”, afirma o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

Conheça o projeto

O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

A formação dos educadores neste projeto conta com material pedagógico exclusivo, para que possam trabalhar com os alunos de forma direcionada. O projeto “Aceleração da Aprendizagem” é executado com base em uma metodologia desenvolvida pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), consolidada ao longo de 18 anos de trabalho com correção de fluxo escolar. O Cenpec é parceiro técnico para o desenvolvimento de alguns dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen.

O “Aceleração da Aprendizagem” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010 como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade série.

O programa estreou em Resende (RJ), em 2011, onde foi realizado até 2012, atendendo 439 alunos e 88 educadores de escolas públicas da rede municipal.

Além da atuação na Bahia, o projeto é realizado também nos estados da Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo, beneficiando 2.180 alunos e 306 educadores.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0