Fusion 2017 estreará piloto automático

FordFusion2017-1

O Ford Fusion 2017 levará para os Estados Unidos uma tecnologia semiautônoma jamais vista nos carros da marca: o piloto automático adaptativo com função para-e-anda (veja o vídeo neste link). O sistema pode acelerar e frear automaticamente nos congestionamentos, mantendo uma distância segura do veículo à frente. Ele chega aos EUA neste trimestre e depois será oferecido também em outros modelos.

O novo piloto automático permite ao motorista programar, por botões no volante, a velocidade e a distância que deseja manter do veículo à frente. Usando um sistema de radar, câmera e software para monitorar o tráfego na pista a cada 50 milissegundos.

Em tráfego lento, o sistema pode frear o carro até a parada total. Se ele permanecer parado por mais que 3 segundos, basta apertar o botão no volante ou o acelerador para retomar a viagem na velocidade e distância programadas.

“Nos testes do sistema, viajamos para cidades como Chicago e Los Angeles, buscando sempre os piores congestionamentos possíveis”, diz Scott Lindstrom, gerente de tecnologias de assistência ao motorista da Ford. “Era importante testar o sistema nas mesmas condições que o motorista médio encontra no dia a dia”.

A tecnologia conta também com o assistente de pré-colisão com detecção de pedestres, que usa a mesma câmera e sensores para identificar potenciais colisões com um veículo ou pedestre à frente. Nesse caso, o sistema gera um aviso visual e sonoro, pré-carrega os freios e, se necessário, também freia o carro automaticamente, ajudando a reduzir a severidade ou mesmo a evitar o acidente.