GM abre pré-venda do elétrico Bolt

A Chevrolet iniciou oficialmente a pré-venda do Bolt EV no Brasil. O novo crossover da marca começa a ser ofertado inicialmente em 12 cidades, selecionadas com base em estudos de mercado. São elas: São Paulo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES).

Os interessados em adquirir o modelo elétrico já podem reservar o modelo via site da fabricante. As entregas do carro começam, no entanto, a partir do fim de janeiro do ano que vem.

Mostrado pela primeira vez no Brasil há um ano, o Bolt chegará com carroceria ligeiramente diferente. A linha 2020 recebeu pequenas alterações estéticas na dianteira e com maior autonomia.

Dependendo do modo de condução e da topografia, a General Motors garante que o elétrico poderá rodar até 416 quilômetros com uma única carga. Quando foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, a montadora informou que o Bolt poderia rodar 383 quilômetros.

O ganho da ordem de 10% deve-se, segundo Hermann Mahnke, diretor de Marketing da General Motors na América do Sul, somente a aprimoramentos nas baterias — com 8 anos de garantia contra 3 anos do carro —  que alimentam o motor elétrico de 203 cavalos capaz de levar o Bolt de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.

Mudou a autonomia anunciada, mas o preço não. A fabricante manteve o preço inicialmente anunciado de R$ 175 mil.

O Bolt pode ser carregado em tomada convencional residencial de 110 e 220 v, mas no ritmo de apenas 5 km/h ou 10 km/h. Por isso, a GM oferta opcionalmente carregador residencial de parede por R$ 8,3 mil. O valor já inclui a instalação, que será feita imediatamente no momento da compra do veículo.

É bem mais rápido: 1 hora de carga garante 40 quilômetros.  Em um eletroposto, porém, são necessários somente 30 minutos para se assegurar 160 quilômetros de autonomia.