Go Electric inaugura estações de recargas de potência máxima na Rodovia Anhanguera

O Posto Anhanguera/Ipiranga vai receber em agosto dez conectores para recarregamento de veículos elétricos. A Posto Anhanguera/IpirangaPosto Anhanguera/Ipiranga, empresa brasileira de soluções para eletromobilidade, abre seu primeiro hub de recargas ultrarrápidas, no km 237, sentido interior-capital da Rodovia Anhanguera – SP 330, Santa Rita do Passa Quatro.

O serviço será monetizado e a cobrança feita via aplicativo. Com investimentos em torno de R$ 2 milhões, o empreendimento será um dos maiores na América Latina.

“Estamos no mercado de eletromobilidade há três anos e depois de mais de 500 clientes atendidos, entre residências e empresas, decidimos ampliar a atuação no setor porque entendemos que está em franco crescimento. O eletroposto é um passo muito importante para a nossa estratégia de negócios”, sintetiza Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric.

A Go Electric faz parte do grupo Orbitec, que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica e, desde 2019, oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos – do projeto de infraestrutura (dimensionamento, integração e comissionamento), passando pela gestão de software, monitoramento operacional e a manutenção do funcionamento.

De acordo com estudos do setor, a eletromobilidade é uma realidade em todo o mundo e no Brasil a expectativa é que, entre 5 e 10 anos, os carros elétricos representem entre 30% dos modelos vendidos no país.

“Estamos acompanhando o amadurecimento do mercado no país. Com o tempo, dado o ritmo acelerado de crescimento, as unidades de recargas gratuitas não darão conta da demanda, nem mesmo se manterão economicamente. Um cluster com 524 KW, um dos maiores do país, vem para ratificar a viabilidade da eletromobilidade”, diz o CEO da Go Electric.

Diferenciais

O hub de recargas da Go Electric que será inaugurado esta semana , tem potência total de 524 KW, no qual estão acoplados dez conectores para carregamento ultrarrápido simultâneo.

Das pistolas, seis são de até 120 KW CCS2 DC (para modelos de veículos que utilizam o standard europeu), uma de até 120 KW GB/ T DC (para os standard chinês, como os JAC), uma de até 120 KW Chademo DC (standard japonês, como Nissan) e duas pistolas de 22 KW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos).

Além da instalação das máquinas (hardware de recarga e projetos de infraestrutura), a Go Electric também atua na gestão do software, ou seja, além da comercialização do equipamento e de dimensionar a demanda, a empresa faz a implantação, gestão e manutenção do sistema.

“Customizamos o projeto de acordo com a demanda de cada cliente, seja para unidades residenciais, comerciais ou para frotas, e nossa entrega é turn key. Temos o domínio da tecnologia”, ressalta o CEO.

Outro diferencial da tecnologia adotada pela Go Electric é a possibilidade de conectividade entre aplicativos.

“Tivemos esse cuidado ao implementar o nosso modelo. O consumidor poderá pagar pelo seu consumo via aplicativo Go Electric ou qualquer outro que se conecte aos nossos equipamentos através do processo de Interoperabilidade da Plataforma de Gestão, ponto crucial para a comodidade de utilização do usuário. Em um futuro próximo, todas as estações de recargas de uso público devem ser interconectadas com diferentes aplicativos”, explica Guastapaglia.

Energia limpa

O eletroposto Go Electric produzirá parte da energia consumida na unidade por meio de placas de energia solar fotovoltaica instaladas no teto de três carports