O Grupo BorgWarner, fornecedor global de sistemas e componentes para Powertrain, adquiriu a Dytech ENSA SL, conceituado e tradicional fabricante de válvulas, tubulações e módulos integrados EGR (recirculação de gases de escape), para aplicações em veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada.
Com faturamento em 2009 de aproximadamente US$ 180 milhões e plantas na Espanha, Portugal e Índia, a Dytech ENSA conta com cerca de 1.000 funcionários. Seus clientes: Renault/Nissan, Volkswagen, Audi, Ford, Fiat, Navistar, General Motors, Daimler, PSA, Suzuki, Mahindra, Tata, Ashok Leyland, MAN e Iveco.
Os sistemas EGR ajudam a diminuir a emissão de NOx e de material particulado em motores diesel e a gasolina com injeção direta (GDI). A soma das tecnologias dos sistemas EGR ENSA, com a experiência da BorgWarner em válvulas e controles EGR, permitirá o oferecimento ao cliente de uma solução completa: válvula EGR, resfriador, válvula by-pass e tubulação.
“A soma da tecnologia de sistemas EGR ENSA, com a liderança tecnológica da BorgWarner em componentes e sistemas para motores com turbocompressores, certamente trará uma otimização de sinergias operacionais e de engenharia. Para aplicações em veículos de passeios e comerciais, esta aquisição cria oportunidades de mercado adicionais e reforça a habilidade da BorgWarner em atender clientes globalmente” – declarou Timothy M. Manganello, presidente e CEO do Grupo BorgWarner.