GT2RS, o Porsche mais rápido já produzido

O tempo: 7 minutos e 18 segundos na pista de Nürburgring-Nordschleife. A potência: 620 cavalos. O peso: 1.370 kg, com todos os fluidos. O carro: o novo Porsche 911 GT2 RS, que será lançado mundialmente no Salão de Moscou no dia 25 de agosto.  

 O GT2 RS marca o clímax absoluto na linha 911 e é o carro esporte mais rápido e com mais potência já construído pela Porsche. Com mais 90 cv de potência e uma redução de peso de 70 kg em comparação com o 911 GT2, o novo 911 GT2 RS tem uma relação de peso-potência de apenas 2,21 kg/cv – de longe a melhor em sua categoria. Obviamente, estes são os ingredientes ideais para um carro esportivo com desempenho extremamente elevado com agilidade suprema, um desempenho que quase arranca o asfalto da estrada. A filosofia de Desempenho Inteligente da Porsche, entretanto, se mantém intacta. Comparados com o 911 GT2 lançado em 2008, o consumo de combustível e as emissões de CO2 tiveram uma redução de aproximadamente 5%, atingindo valores de 8,4 km/l e 284 g/km.

 

O motor boxer com 3,6 litros e 6 cilindros é reforçado por dois turbocompressores com geometria de turbina variável (VTG), tecnologia exclusiva da Porsche em combinação com um motor a gasolina. A caixa de câmbio é manual de 6 marchas. Desenvolvidos especialmente para o 911 GT2 RS, os pneus esportivos 325/30 ZR de 19 polegadas convertem esta potência em um desempenho e aceleração excepcionais: 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, 0 a 200 km/h em apenas 9,8 segundos e 0 a 300 km/h em apenas 28,9 segundos. A velocidade máxima é 330 km/h.

Um poder de frenagem igualmente supremo é fornecido pelos freios de composto de cerâmica (PCCB). Uma dinâmica longitudinal e cruzada adequada é assegurada pelo ajuste esportivo RS das molas, PASM (Porsche Active Suspension Management, ou gerenciamento de suspensão ativa Porsche) e barras estabilizadoras, bem como as fixações dinâmicas do motor e o PSM (Porsche Stability Management, gerenciamento de estabilidade Porsche).

 O visual do novo 911 GT2 RS se destaca claramente do 911 GT2, principalmente pelo uso de componentes de fibra de carbono reforçado (carbon-fibre-reinforced, CFR) com o acabamento da superfície em preto fosco, rodas ainda mais largas e arcos das rodas afilados na dianteira, novas rodas de liga leve 911 GT2 com travamento central e as designações do modelo (“GT2 RS”) nas portas e tampa traseira. A saliência do spoiler dianteiro e a saliência do spoiler traseiro atualizadas, feitas de CFR e agora 10 milímetros mais altas, mais uma vez com acabamento da superfície em carbono, asseguram a precisão aerodinâmica correta, bem como uma força vertical descendente adicional.

 

O interior também exibe a tendência de desempenho esportivo em virtualmente todos os detalhes, contando com assentos contornados de baixo peso feitos de plástico reforçado com fibra de carbono com acabamento da superfície em carbono, e paineis das portas de baixo peso com tiras para abertura das portas. A cor básica do interior é preto, contrastando de maneira atraente com características tais como as seções centrais dos assentos e o revestimento do teto, bem como segmentos nas bordas do volante. O câmbio e a alavanca do freio de mão têm ambos acabamento em vermelho alcântara.

 Limitado a apenas 500 unidades, o 911 GT2 RS estará disponível na America Latina a partir de setembro de 2010 e estará em exposição no Salão do Automóvel. O preço será definido por ocasião de sua chegada ao País.